ANY ORTIZ

Está em primeiro mandato como deputada federal; foi vereadora em Porto Alegre e deputada estadual no Rio Grande do Sul por duas legislaturas. Em maio de 2023, foi eleita 2ª Procuradora-Adjunta da Mulher para o biênio 2023-2025.
01/02/2023 21h40

Any Machado Ortiz é advogada, formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), com especialização em Direito do Consumidor e Direitos Fundamentais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Foi vereadora de Porto Alegre, eleita em 2012. Em 2014, foi eleita deputada estadual. No primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul conseguiu acabar com a pensão vitalícia paga a ex-governadores do Estado. Em 2018, Any Ortiz foi reeleita deputada estadual para segundo mandato e foi a mulher mais votada da eleição e a terceira colocada entre os 55 deputados, com quase 95 mil votos. No segundo mandato, apresentou projeto que acabou com o Plano de Aposentadoria Especial dos deputados estaduais, aprovado pelo Parlamento. Outra lei importante, de sua autoria, aprovada pela Assembleia Legislativa, foi a que incluiu o ensino de Educação Financeira nas escolas do Estado. 

Em sua pauta de atuação, Any Ortiz tem sido defensora de um Estado eficiente, sem privilégios, que garanta serviços de qualidade e respeite o pagador de impostos e quem gera emprego e renda. 

Em 2022, Any Ortiz foi eleita deputada federal pelo Rio Grande do Sul. Na Câmara dos Deputados é presidente do Conselho Consultivo de Comunicação Social, atua como vice-líder da bancada gaúcha, preside a Frente Parlamentar pela Mulher Empreendedora, e é membro das comissões do Trabalho e de Desenvolvimento Econômico. É diretora de Transparência da Frente Parlamentar Brasil Competitivo e coordenadora de Assuntos Tributários da Frente Parlamentar Mista de Economia e Cidadania Digital. Em maio de 2023, foi eleita 2ª Procuradora-Adjunta da Mulher para o biênio 2023-2025. 

 

 

Perfil atualizado pela Assessoria de Comunicação do mandato da deputada Any Ortiz (Maio/2023). 

 

 

Para informações sobre a participação parlamentar em Comissões e Colegiados, acesse o perfil da deputada Any Ortiz no Portal da Câmara dos Deputados.