Eventos com Apresentações fotos gravação

Eventos dos Grupos de Estudos do Centro de Estudos e Debates Estratégicos

Destaques de 2019

CIDADES INTELIGENTES DÍVIDA PÚBLICA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE ENERGIA ELÉTRICA

18 A 21 NOVEMBRO 2019

4 A 7 NOVEMBRO 2019

7 DE NOVEMBRO 2019

28 DE NOVEMBRO DE 2019

3 DE JULHO

8 DE OUTUBRO DE 2019 

1 DE OUTUBRO 2019 

3 DE OUTUBRO 2019

17 DE OUTUBRO DE 2019

 

19 DE SETEMBRO 2019

17 E 18 SETEMBRO 2019

19 DE SETEMBRO 2019 

26 DE SETEMBRO 2019

 

12 DE SETEMBRO 2019 

10 DE SETEMBRO 2019

18 DE JUNHO 2019 5 DE SETEMBRO 2019 

2 DE SETEMBRO 2019

15 DE AGOSTO 2019  

20 DE AGOSTO 2019 

13 DE AGOSTO 2019

19 DE JUNHO 2019

 6 DE AGOSTO 2019

9 DE JULHO 2019

2 DE JULHO 2019 

12 DE JUNHO 2019

 

9 DE JULHO 2019 - Lançamento Livro Financiamento da Educação Superior no Brasil
11 DE JUNHO 2019 - Cedes define novos estudos estratégicos para o Brasil
29 DE MAIO 2019 - Reunião de Instalação do novo colegiado

 

OUTROS DESTAQUES

DESTAQUES 2018 DESTAQUES 2017 DESTAQUES 2016
DESTAQUES 2015 DESTAQUES 2014 DESTAQUES 2013
DESTAQUES 2012 DESTAQUES 2011 DESTAQUES 2010

 

________________________________________________________________________________________
28 DE NOVEMBRO 2019 - REUNIÃO TÉCNICA DO ESTUDO ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO BRASIL

 

O grupo de estudo “Atenção Primária à Saúde do Brasil”, proposto pelo deputado federal Dr. Luiz Ovando, realizou reunião técnica com especialistas da área, representante da embaixada do Reino Unido e Banco Mundial. 

Palestrantes:

Apresentação para download: Edson Correia AraujoArly Belas

FOTOS -  ÁUDIO VÍDEO

 

19 a 21/11 – Missão Oficial do estudo Cidades Inteligentes a Conferência em Barcelona “Smart City Expo World Congress”

Smart City Expo World CongressSmart City Expo World Congress 2Smart City Expo World Congress (3)

 

Parlamentares e Consultores do Centro de Estudos e Debates Estratégicos e da Comissão de Desenvolvimento Urbano participam de congresso internacional sobre cidades inteligentes

Os deputados FRANCISCO JR. (PSD/GO), PR. MARCO FELICIANO (PODEMOS/SP), GUSTAVO FRUET (PDT/PR) e ZÉ CARLOS (PT/MA) juntamente com a consultora Ludimila Lamounier e o assessor Carlos Laranjeira participam de congresso internacional, o Smart City Expo World Congress, o maior evento de cidades inteligentes do mundo.

O objetivo é conhecer experiências bem sucedidas nas áreas de inovação e melhorias sociais desenvolvidas por cidades de todo o mundo. O congresso reúne líderes corporativos, representantes do poder público, empreendedores, pesquisadores e especialistas de várias partes do mundo, e proporciona um espaço para a exposição, debate e propostas de novas tecnologias para viabilizar o desenvolvimento e a praticidade de cidades, de espaços urbanos para a população. A expectativa é de 23 mil pessoas nos três dias de evento.  A pauta vigente do encontro gira em torno da utilização e integração da tecnologia para o desenvolvimento, inclusão e mobilidade das cidades em área urbana em prol do bem-estar da população.

A participação da Câmara no evento “Smart City Expo World Congress”, que ocorreu entre 19 e 21 de novembro, na cidade de Barcelona, foi resultado da aprovação do plano de trabalho do Grupo de Estudo Cidades Inteligentes do CEDES e o requerimento nº 52/2019 da CDU.

De acordo com o deputado Francisco Jr, membro do CEDES, o “Smart City Expo World Congress” é uma plataforma que discute temas relacionados com o estudo de cidades inteligentes do CEDES e da CDU. “A cidade inteligente que buscamos vai além da sistematização dos processos existentes. As cidades do futuro devem ser inovadoras, integrar serviços e racionalizar recursos, além de funcionar de forma inclusiva, colaborativa, transparente e, acima de tudo, com foco nas pessoas”, e, por isso, a presença da comitiva no evento é considerável. “A participação dos integrantes da Câmara dos Deputados se mostra igualmente promissora e pertinente, com a possibilidade de intenso compartilhamento de informação relevante para a consecução dos objetivos da SUBCIDA e do CEDES.”

 Vídeos gravados no evento: vídeo 1  vídeo 2 vídeo 3 vídeo 4

7 DE NOVEMBRO 2019 - REUNIÃO TÉCNICA DO ESTUDO DÍVIDA PÚBLICA BRASILEIRA

divida publica

divida publica 2

O grupo de estudo “Dívida Pública Brasileira”, proposto pelos deputados Denis Bezerra (PSB/CE) e Félix Mendonça Júnior (PDT/BA), realizou reunião com convidados do Tribunal de Contas da UniãoAlessandro Aurélio Caldeira, Diretor de Fiscalização da Dívida Pública da Secretaria de Macroavaliação Governamental e Joaquim Ramalho de Albuquerque, Auditor da Diretoria de Fiscalização da Dívida Pública.

O estudo tem como objetivos principais atualizar os dados apresentados por estudo semelhante realizado pelo CEDES no ano de 2005, relatado, à época, pelo ilustre Dep. Félix Mendonça; identificar e apresentar os fatores condicionantes da evolução dos indicadores de endividamento público: DLSP, DBGG, DPMF etc.; identificar e apresentar os fatores condicionantes da evolução do estoque das “operações compromissadas”; identificar as principais “Regras Fiscais” trazidas pela legislação pátria e explicar porque não foram suficientes para se evitar o aumento do endividamento público brasileiro; compreender a sistemática de transferência de resultados entre o Banco Central do Brasil e o Tesouro Nacional, quantificar o fluxo de recursos entre tais entidades e o reflexo sobre a variação do endividamento público; compreender as mais recentes teorias associadas ao controle do endividamento público e à gestão da política monetária; identificar os grandes detentores da dívida pública; e analisar o papel do Congresso Nacional na fiscalização da dívida pública. 

Palestrantes convidados:

Alessandro Aurélio Caldeira, Diretor de Fiscalização da Dívida Pública da Secretaria de Macroavaliação Governamental

Joaquim Ramalho de Albuquerque, Auditor da Diretoria de Fiscalização da Dívida Pública 

Apresentação Alessandro Aurélio Caldeira   -  FOTOS ÁUDIO - VÍDEO

 

04 a 07/11 - Evento “KCWS2019: Sustentabilidade e Inovação na Era do Conhecimento” em Florianópolis (SC)

A deputada Angela Amin (PP/SC), relatora do estudo Cidades Inteligentes do CEDES, participou da abertura do congresso “KCWS2019: Sustentabilidade e Inovação na Era do Conhecimento”, em Florianópolis, que prestou homenagem as quatro Cidades do Conhecimento mais admiradas do mundo, que receberam o Prêmio MAKCi (Most Admired Knowledge City). São elas: Bento Gonçalves (Brasil), a ilha caribenha de Porto Rico, Vancouver (Canadá) e Barcelona (Espanha).

As discussões do primeiro dia giraram em torno do conceito de cidades baseadas no conhecimento e como a tecnologia e inovação podem contribuir para a resolução de problemas históricos dos municípios, como mobilidade, saneamento básico, poluição, desigualdade social, entre outros. Assuntos como distúrbios econômicos, democráticos e ambientais e a urgência para resolvê-los foi o foco da plenária sobre os Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento.

A segunda discussão foi sobre o intenso processo de urbanização que ocorre em um momento de mudanças climáticas, onde a integridade da biosfera corre risco.

O evento reuniu 41 palestrantes de oito países e cerca de 500 inscritos. Estão previstas palestras sobre modelos econômicos alternativos, mercados de conhecimento, desenvolvimento de ecossistema de inovação, cidades inteligentes, inovação social, economias disruptivas e desenvolvimento urbano sustentável. No encerramento aconteceu um Tour da Inovação por alguns dos principais polos de tecnologia e inovação de Florianópolis.

A assessora da deputada Ana Claudia Donner Abreu, doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento acompanhou todo o evento e trouxe muitas contribuições para o estudo do Cedes. Segundo Ana Donner o desafio da gestão das Cidades no século XXI impõe algumas decisões presentes aos Gestores Públicos, escolher o modelo que terão e a maneira de desenvolvê-las é a primeira delas. Assim, ao se delinear um modelo pertinente para o desenvolvimento de Cidades, pode-se optar por aliá-los aos fatores de produção. Desse modo, na chamada Sociedade do Conhecimento o modelo de desenvolvimento urbano, fundamentado em conhecimento, mostra-se como apropriado para enfrentar os desafios, tanto da expansão da urbanização acelerada, quanto do cenário de competitividade entre Países, Estados e Cidades. Nesse paradigma de desenvolvimento urbano, insere-se a Cidade do Conhecimento que foi conceituada como uma rede de produção de conhecimentos que é desenvolvida a partir da aprendizagem coletiva que ocorre entre os stakeholders que a compõe. Nesse sentido, é preciso potencializar o desenvolvimento dessas Redes e, consequentemente, desse modelo de Cidade.

A participação da Câmara no evento “KCWS2019: Sustentabilidade e Inovação na Era do Conhecimento”, que ocorreu entre 4 e 7 de novembro, foi resultado da aprovação do plano de trabalho do Grupo de Estudo Cidades Inteligentes do CEDES.

Link da programação completa do evento

Link para vídeo do evento

 

17 DE OUTUBRO 2019 - REUNIÃO TÉCNICA DO GRUPO DE ESTUDOS ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DO BRASIL

 

O grupo de estudo “Atenção Primária à Saúde do Brasil”, proposto pelo deputado federal Dr. Luiz Ovando, realizou reunião técnica com cinco especialistas representantes do setor privado da atenção à saúde e sociedades profissionais. 

Palestrantes:

Nulvio Lermen Junior - Diretor médico da UnitedHealth Group – representante da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge)

Reinaldo Camargo Scheibe - Presidente da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge)

Bruno Ganem Siqueira - Diretor Médico do Grupo Sabin - representando a Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde)

Ricardo Costa de Siqueira - Membro da Câmara de Atenção à saúde do Cofen e Enfermeiro da Universidade Federal do Ceará (UFCE)

O estudo tem como objetivo avaliar a efetividade do modelo de atenção primária à saúde no Brasil. Assim, a proposta do estudo é debater formas de valorização do médico clínico no atendimento básico de saúde no Brasil e o impacto que o credenciamento de especialistas de fora do Sistema Único de Saúde (SUS) poderia ter no atendimento, a fim de torná-lo mais ágil.

Apresentação para download: Nulvio Lermen Junior; Bruno Ganem Siqueira

Ricardo Costa de Siqueira

Outros arquivos:  fotos  áudio  vídeo  

 

 

  8 DE OUTUBRO DE 2019 - Seminário Cidades Inteligentes, Humanas e Sustentáveis

arquivo de áudio (manhã) arquivo de áudio (tarde) 

Link para fotos

Link para apresentações dos palestrantes

Vídeo na íntegra do evento

Vídeo do MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL

 

 Nesta terça-feira, 8 de outubro, o Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (CEDES) e a Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) realizaram o SEMINÁRIO “Cidades Inteligentes, Humanas e Sustentáveis”. O evento aconteceu no Auditório Nereu Ramos, Anexo 2, na Câmara dos Deputados, em Brasília, das 9h00 às 18h, e contou com a participação de parlamentares, autoridades do executivo e legislativo, pesquisadores e especialistas no tema.

O seminário é motivado pela relevância do tema, que traz diversos novos conceitos e instrumentos capazes de gerar inovação e melhorias para cidades e cidadãos brasileiros. Seus objetivos envolvem a coleta de informações com a maior variedade possível de atores e especialistas, a fim de aprofundar o conhecimento do tema no Brasil, identificar as problemáticas existentes e elaborar propostas de soluções. Assim, o seminário foi estruturado em 4 painéis:

Painel 1 – Uso de tecnologias inteligentes e sensitivas – tem como foco o uso de tecnologia em cidades inteligentes

Painel 2 – Sociedade inovadora e altamente qualificada- trata da educação e capacitação dos munícipes, da formação para as mudanças de paradigma que estamos vivendo, tanto do ponto de vista da formação dos alunos quanto da formação dos professores. Nesse eixo abordaremos as necessidades e desafios de se educar nossa sociedade para as mudanças econômicas, sociais e na organização do trabalho

Painel 3 – Governança mediada por tecnologia e participação cidadã – apresenta os potenciais benefícios e riscos que a governança digital possui na construção de cidades inteligentes. Algumas questões de grande interesse são: Como a governança digital tende a modificar as formas de funcionamento e estrutura dos governos e transformar a forma de relacionamento entre governos e sociedade; Como a governança digital pode contribuir na construção de ambientes favoráveis à inovação e à implementação de novos modelos de negócios; Benchmarks nacionais e internacionais em projetos de governança digital.

Painel 4 - Sustentabilidade ambiental, econômica e financeira – discussão sobre as formas de dar perenidade aos projetos e orçamentos, assim como o desenvolvimento de soluções que estejam em equilíbrio com o meio ambiente e busquem diminuir o uso de recursos naturais.

 Participação da sociedade

O evento foi aberto ao público e contou com a transmissão ao vivo pelo portal e-democracia, permitindo que pessoas de fora pudessem fazer perguntas, as quais foram respondidas dentro do possível. O link do portal para acessar o vídeo do evento na íntegra é o seguinte: https://edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/1276

Programação do evento:

Abertura

 

Horário: 9:00 às 9:30

 

Deputado José Priante - Presidente do Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes)

 

Deputado Francisco Jr. - Membro do Cedes e Relator do Estudo Cidades Inteligentes

 

Deputada Angela Amin - Membro do Cedes e Relatora do Estudo Cidades Inteligentes

 

Deputado Eduardo Braide - Membro do Cedes e Relator do Estudo Cidades Inteligentes

 

Deputado Darcísio Perondi - Membro do Cedes

 

Rodrigo Dolabella – Secretário Executivo do CEDES e Diretor da Consultoria Legislativa

 

Igor Nogueira Calvet - Presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI)

 

Luiz Augusto Santos Lima - Subprocurador-Geral da República, representante do Procurador-Geral da República e do Ministério Público Federal

Painel 1 - Uso de tecnologias inteligentes e sensitivas

 

Mediador Dep. Francisco Jr

 

Horário: 9:30 às 11:00

 

Palestrantes

 

 

Débora Albu - Coordenadora de Programa do Instituto de Tecnologia & Sociedade do Rio de Janeiro (ITS-Rio)

 

 

Ruben Delgado – Presidente da Softex- Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro

 

 

Michel Oliveira Araújo – Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro-CE

Painel 2 - Sociedade inovadora e altamente qualificada

 

Mediadora Dep. Angela Amin

 

Horário: 11:15 às 12:45

 

Palestrantes

 

 

Gustavo Henrique Moraes – Diretor de Estudos Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)

 

 

Camila Akemi Karino – Diretora Pedagógica do Geekie

 

 

Maria Augusta Orofino – Consultora na Área de Capacitação e Inovação e Professora da ESPM, FGV, HSM, SUstentare e SENAC

Painel 3 - Governança mediada por tecnologia e participação cidadã

 

Mediador Dep. Eduardo Braide

 

Horário: 14:30 às 16:00

 

Palestrantes

 

 

Beatriz Barreto Brasileiro Lanza – Professora, Consultora e Pesquisadora Internacional em Cidades Inteligentes e Governo Digital

 

 

Luiz Carlos Miyadaira Ribeiro Júnior - Diretor de Serviços Públicos Digitais da Secretaria de Governo Digital – Ministério da Economia

 

 

Rafael Albuquerque da Silva - Diretor da Secretaria de Fiscalização de Tecnologia de Informação do TCU

 

 

Patrícia de Sá Freire – Professora do Departamento de Engenharia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Painel 4 - Sustentabilidade ambiental, econômica e financeira

 

Mediador Dep. Gustavo Fruet

 

Horário: 16:15 às 17:45

 

Palestrantes

 

 

Adriana Brandt - Gestora do Projeto Tripartitie Itaipu e Gerente do Lab CiTs da Fundação do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI)

 

 

Janaina Macke – Professora da Universidade de Caxias do Sul (UCS)

 

 

Alex Abiko – Professor da Escola Politécnica da USP e Coordenador do Comitê Temático Urbano do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) e ABNT

3 DE OUTUBRO 2019 - REUNIÃO TÉCNICA DO ESTUDO DÍVIDA PÚBLICA BRASILEIRA

 

DIVIDA PÚBLICA 3.10

DIVIDA PÚBLICA 3.10.2019

O grupo responsável pelo estudo “Dívida Pública Brasileira”, proposto pelos deputados Denis Bezerra (PSB/CE) e Félix Mendonça Júnior (PDT/BA) realizou reunião  para discutir sobre a Dívida Pública Brasileira com representantes do Banco Central ,Luiz Gonzaga de Queiroz Filho Consultor do Departamento de Estatísticas do Banco Central – DSTAT/BC e Fernando Alberto G. Sampaio C. Rocha Chefe do Departamento de Estatísticas do Banco Central – DSTAT/BC.

O estudo tem como objetivos principais atualizar os dados apresentados por estudo semelhante realizado pelo CEDES no ano de 2005, relatado, à época, pelo ilustre Dep. Félix Mendonça; identificar e apresentar os fatores condicionantes da evolução dos indicadores de endividamento público: DLSP, DBGG, DPMF etc.; identificar e apresentar os fatores condicionantes da evolução do estoque das “operações compromissadas”; identificar as principais “Regras Fiscais” trazidas pela legislação pátria e explicar porque não foram suficientes para se evitar o aumento do endividamento público brasileiro; compreender a sistemática de transferência de resultados entre o Banco Central do Brasil e o Tesouro Nacional, quantificar o fluxo de recursos entre tais entidades e o reflexo sobre a variação do endividamento público; compreender as mais recentes teorias associadas ao controle do endividamento público e à gestão da política monetária; identificar os grandes detentores da dívida pública; e analisar o papel do Congresso Nacional na fiscalização da dívida pública.

Apresentação para download: FERNANDO ALBERTO SAMPAIO ROCHA - BANCO CENTRAL

áudio

Veja as fotos publicadas no facebook

vídeo 

 

1 DE OUTUBRO 2019 - REUNIÃO TÉCNICA DO ESTUDO CIDADES INTELIGENTES

 

O grupo de estudo “Cidades Inteligentes”, proposto pelos deputados federais Francisco Jr., Haroldo Cathedral, Angela Amin e Eduardo Braide, realizou reunião técnica com quatro especialistas da área. 

Danilo Conti - Secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura Municipal de Joinville

Carlos Alberto Calixto Mattar - Superintendente de Regulação dos Serviços de Distribuição da ANEEL

Leny Mary Goes Toniolo - Assessora Técnica da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba

Paulo Roberto Guimarães Júnior - Secretário de Mobilidade Urbana da Prefeitura Municipal de São José dos Campos

     O estudo tem como objetivo avaliar o impacto do crescimento urbano no transporte público, segurança, mobilidade, educação e serviços públicos em geral e sugerir inovações em todas as dimensões, de forma a garantir melhoria de qualidade de vida da população, sempre com foco na cidadania e no bem-estar das pessoas.

Apresentações para download: Danilo ContiCarlos Alberto Calixto MattarLeny Mary Goes TonioloPaulo Roberto Guimarães Júnior

fotos  áudio  vídeo  

 

26 DE SETEMBRO 2019 - REUNIÃO TÉCNICA DO GRUPO DE ESTUDOS ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DO BRASIL

 

O grupo de estudo “Atenção Primária à Saúde do Brasil”, proposto pelo deputado federal Dr. Luiz Ovando, realizou reunião técnica com cinco especialistas da área, representantes de sistemas de informação, de monitoramento e de controle. 

Palestrantes:

José Antônio Bonfim Mangueira -  Coordenador-Geral de Monitoramento das Recomendações de Auditoria do Ministério da Saúde (DENASUS/MS) 

Raquel de Nazaré Nunes e Souza - Departamento Nacional de Auditoria do SUS do Ministério da Saúde (DENASUS/MS)

Jacson Venâncio de Barros - Diretor do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Ministério da Saúde (DATASUS/MS)

Rodrigo Eloy Arantes - Coordenador de Auditoria da Área de Saúde do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU)

Carlos Augusto de Melo Ferraz - Secretário de Controle Externo da Saúde do Tribunal de Contas da União (TCU)

O estudo tem como objetivo avaliar a efetividade do modelo de atenção primária à saúde no Brasil. Assim, a proposta do estudo é debater formas de valorização do médico clínico no atendimento básico de saúde no Brasil e o impacto que o credenciamento de especialistas de fora do Sistema Único de Saúde (SUS) poderia ter no atendimento, a fim de torná-lo mais ágil.

Apresentação para download: Carlos Augusto de Melo FerrazRodrigo Eloy ArantesJacson Venâncio de Barros

Outros arquivos:  fotos  áudio  vídeo   

19 DE SETEMBRO 2019 - REUNIÃO TÉCNICA DO ESTUDO DÍVIDA PÚBLICA BRASILEIRA

O grupo de estudo “Dívida Pública Brasileira”, proposto pelos deputados Denis Bezerra (PSB/CE) e Félix Mendonça Júnior (PDT/BA), realizou reunião  para discutir sobre a Dívida Pública Brasileira com representante do Tesouro Nacional, Subsecretário da Dívida Pública, José Franco

O estudo tem como objetivos principais atualizar os dados apresentados por estudo semelhante realizado pelo CEDES no ano de 2005, relatado, à época, pelo ilustre Dep. Félix Mendonça; identificar e apresentar os fatores condicionantes da evolução dos indicadores de endividamento público: DLSP, DBGG, DPMF etc.; identificar e apresentar os fatores condicionantes da evolução do estoque das “operações compromissadas”; identificar as principais “Regras Fiscais” trazidas pela legislação pátria e explicar porque não foram suficientes para se evitar o aumento do endividamento público brasileiro; compreender a sistemática de transferência de resultados entre o Banco Central do Brasil e o Tesouro Nacional, quantificar o fluxo de recursos entre tais entidades e o reflexo sobre a variação do endividamento público; compreender as mais recentes teorias associadas ao controle do endividamento público e à gestão da política monetária; identificar os grandes detentores da dívida pública; e analisar o papel do Congresso Nacional na fiscalização da dívida pública.

Apresentação para download: José Franco -Subsecretaria da Dívida Pública do Tesouro Nacional

áudio

Veja as fotos publicadas no facebook

vídeo 

19/9 – Visita Técnica do Cedes aos Centros de Controle dos Transportes Metropolitanos de São Paulo 

visita técnica aos centros do controle dos transportes metropolitanos de são paulo 2visita técnica aos centros do controle dos transportes metropolitanos de são paulo

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes) realizou visita técnica aos Centros de Controle dos Transportes Metropolitanos de São Paulo a convite do Secretário de Transportes Alexandre Baldy.

A visita foi realizada pelas consultoras Ludimila Penna Lamounier e Lívia de Souza Viana e pela assessora Ana Claudia Donner Abreu. O roteiro incluiu o Metrô de SP, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).

No metrô foi apresentada a estrutura e os modelos de negócio (PPP, público e concessões), média de pagáveis transportados, entre outros dados. Estação da Sé, por exemplo, transporta 550 mil pessoas por dia. Foram explicados os processos de controles da operação e os tipos de monitoramentos além dos procedimentos de acessibilidade. Também foram os procedimentos de segurança e as ações integradas com outros órgãos, como PM, linhas de ônibus, trens integrados e engenharia de tráfego.

Na CTMP a prioridade é o passageiro. Este meio tem mais custos e menos passageiros que o metrô e, portanto, precisa ser subsidiado. Mesmo assim, em 2019 já transportou 900 milhões de passageiros.

A EMTU atua em seis regiões metropolitanas e deverá atuar também em Ribeirão Preto. Na visita foram apresentados os modelos de negócios e o painel de controle, que tem sido modernizado com uso de tecnologias, tais como câmeras em ônibus e desenvolvimento de aplicativos para os passageiros.

Link para agenda da visita

 

 17 a 18/9 – Conferência Connected Smart Cities em São Paulo
visita técnica são paulo ( deputados)
visita técnica são paulo (painel)

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes) e a Subcomissão Especial Cidades Inteligentes 2019, da Comissão de Desenvolvimento Urbano; participaram entre 17 e 18 de setembro do evento " Cidades Inteligentes, Humanas e Sustentáveis", realizado em São Paulo.

No evento, foram apresentadas as novas tendências para o desenvolvimento de smart cities no País e contou com a participação de governos, empresas, entidades e especialistas nacionais e internacionais.

Participaram do evento os membros do CEDES deputado Francisco JR (PSD–GO) e deputado Darcísio Perondi (MDB-RS), os consultores legislativos que coordenam o estudo Ludimila Penna Lamounier, Rafael Henrique Santos Soares, Lívia de Souza Viana e Carlos Henrique Fontes Laranjeira e a assessora parlamentar da Deputada Angela Amin, Ana Claudia Donner Abreu.

O Connected Smart Cities envolve empresas, entidades e governos em um evento que tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades.

A plataforma tem como objetivo promover a discussão, a troca de informações e a difusão de ideias entre governo e empresas focando atender as necessidades do cidadão consciente, visando que as cidades brasileiras possam tornar-se mais inteligentes, humanas e sustentáveis.

A estrutura do evento foi pensada para a realidade da mobilidade urbana no Brasil com a perspectiva do que está acontecendo no mundo na nova era da mobilidade: mobilidade para as pessoas, mobilidade ativa, mobilidade compartilhada, veículos elétricos, análise de dados, conectividade & integração e tendências. Estes sete fatores irão criar um ponto de inflexão da mobilidade nas cidades brasileiras nos próximos anos, com mudanças atingindo massa crítica na próxima década.

Vídeos gravados no evento:  vídeo 1  vídeo 2  vídeo 3 vídeo 4 vídeo 5

 
12 DE SETEMBRO 2019 - REUNIÃO TÉCNICA DO ESTUDO CIDADES INTELIGENTES COM AUDITORES DO TCU
vídeo da reunião
 REUNIÃO TCU 1
REUNIÃO TCU

O grupo responsável pelo estudo “Cidades Inteligentes”, proposto pelos deputados federais Francisco Jr., Haroldo Cathedral, Angela Amin, Eduado Braide e Darcísio Perondi realizou reunião  para discutir esboço da estrutura Estudo Cidades Inteligentes. 

Encontro do CEDES com auditores do TCU com o objetivo de promover a troca de informações sobre a visão do controle acerca dos desafios que envolvem a implementação e a sustentabilidade ambiental, econômico e financeira das cidades inteligentes e sobre o papel dos órgãos de controle na promoção e no estímulo à inovação no País. 

  • O estudo tem como objetivo avaliar o impacto do crescimento urbano no transporte público, segurança, mobilidade, educação e serviços públicos em geral e sugerir inovações em todas as dimensões, de forma a garantir melhoria de qualidade de vida da população, sempre com foco na cidadania e no bem-estar das pessoas.
Apresentações para download: Manoel Moreira de Souza Neto, Fabiana Ruas, Andreia Bello
fotos  vídeo
 
10 DE SETEMBRO 2019 - REUNIÃO TÉCNICA DO ESTUDO CIDADES INTELIGENTES
 

O grupo responsável pelo estudo “Cidades Inteligentes”, proposto pelos deputados federais Francisco Jr., Haroldo Cathedral, Angela Amin e Eduardo Braide, realizou reunião técnica com seis especialistas da área. 

      O estudo tem como objetivo avaliar o impacto do crescimento urbano no transporte público, segurança, mobilidade, educação e serviços públicos em geral e sugerir inovações em todas as dimensões, de forma a garantir melhoria de qualidade de vida da população, sempre com foco na cidadania e no bem-estar das pessoas.

    Apresentações para download:

    fotos  áudio  vídeo

    vídeos dos palestrantes:   link para vídeo de Monteiro Lobatolink vídeo de Jundiaílink vídeo Gramado.

     
    5 DE SETEMBRO 2019 - REUNIÃO TÉCNICA DO GRUPO DE ESTUDOS ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO BRASIL
     saúde primária 5.09

    O grupo de estudo “Atenção Primária à Saúde no Brasil”, proposto pelo deputado federal Dr. Luiz Ovando, realizou reunião técnica com especialistas da área, representantes da academia. 

    Palestrantes:

    Luciana Mendes Santos Servo -  Técnica  da Diretoria de Estudos Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA 

    Natália Nunes Ferreira Batista - Pesquisadora da Fundação Instituto de Pesquisa Econômica -  FIPE/USP

    Fernando Antonio Slaibe Postali - Professor da Faculdade de Economia e Administração FEA-USP

    Armando Martinho Bardou Raggio - Professor assessor da Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ Brasília

    O estudo tem como objetivo avaliar a efetividade do modelo de atenção primária à saúde no Brasil. Assim, a proposta do estudo é debater formas de valorização do médico clínico no atendimento básico de saúde no Brasil e o impacto que o credenciamento de especialistas de fora do Sistema Único de Saúde (SUS) poderia ter no atendimento, a fim de torná-lo mais ágil.

    Apresentação para download: LUCIANA, NATÁLIA, ARMANDO
    Outros arquivos:  fotos  áudio  vídeo   

     

     

    2 DE SETEMBRO 2019 - VISITA TÉCNICA AO PARQUE TECNOLÓGICO DE ITAIPÚ
    entrevista na Rádio Câmara sobre visita técnica
    visita técnica ITAIPU
     

    O Centro de Estudos e Debates Estratégicos (CEDES) e a Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados realizaram nesta segunda-feira, 2 de setembro, visita técnica ao Laboratório de Cidades Sustentáveis, Núcleo de Inteligência Territorial e Laboratório Vivo de Cidades Inteligentes do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI).

    A visita contou com a participação dos deputados Francisco Jr (PSD/GO), relator do estudo Cidades Inteligentes, Deputado Gustavo Fruet (PDT/PR) e Deputado Ricardo Pericar (PSL/RJ) e teve como objetivo conhecer as iniciativas do PTI para tornar as cidades mais inteligentes.  Os deputados foram recepcionados pelo diretor superintendente do PTI, general Eduardo Castanheira Garrido Alves, que apresentou à comitiva as experiências e soluções tecnológicas para os diversos munícipios do Brasil.

    A visita foi organizada pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e pelo Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) com o objetivo de apresentar ao Grupo de Estudo Cidades Inteligentes do Cedes e à Subcomissão Cidades Inteligentes da CDU algumas soluções do Centro de Controle Operacional da ABDI: Serviço de compartilhamento de veículo elétricos, iluminação inteligente; monitoramento por drone; planta de biogás; medidores de água e energia inteligente; estação meteorológica inteligente entre outras.

    DOWNLOAD:  fotos 

     

     

    20 DE AGOSTO 2019 - REUNIÃO INTERNA DO GRUPO DE ESTUDOS CIDADES INTELIGENTES
    REUNIÃO 20.08

    O grupo de estudo “Cidades Inteligentes”, proposto pelos deputados federais Francisco Jr., Haroldo Cathedral, Angela Amin e Eduado Braide realizou reunião  para discutir esboço da estrutura Estudo Cidades Inteligentes

    • O estudo tem como objetivo avaliar o impacto do crescimento urbano no transporte público, segurança, mobilidade, educação e serviços públicos em geral e sugerir inovações em todas as dimensões, de forma a garantir melhoria de qualidade de vida da população, sempre com foco na cidadania e no bem-estar das pessoas.
    DOWNLOAD:
    fotos  áudio  PROPOSTA DA PUBLICAÇÃO

     

     

    15 DE AGOSTO 2019 - REUNIÃO TÉCNICA DO GRUPO DE ESTUDOS ATENÇÃO
    PRIMÁRIA À SAÚDE DO BRASIL
     

    O grupo de estudo “Atenção Primária à Saúde do Brasil”, proposto pelo deputado federal Dr. Luiz Ovando, realizou reunião técnica com três especialistas da área, representantes de órgãos de governo na área de gestão

    Palestrantes:

    HISHAM MOHAMAD HAMIDA - Secretário Municipal de Saúde de Goianésia/GO e Membro da Diretoria Executiva  - CONASEMS. 
    • JURANDI FRUTOSO -Secretário Executivo - CONASS

    • LUCAS ALEXANDRE PEDEBOS - Coordenador Geral de Informações da Atenção Primária à Saúde - Ministério da Saúde 
    • O estudo tem como objetivo avaliar a efetividade do modelo de atenção primária à saúde no Brasil. Assim, a proposta do estudo é debater formas de valorização do médico clínico no atendimento básico de saúde no Brasil e o impacto que o credenciamento de especialistas de fora do Sistema Único de Saúde (SUS) poderia ter no atendimento, a fim de torná-lo mais ágil.
    Apresentação para download: LUCAS ALEXANDRE PEDEBOS  
    Outros arquivos:  fotos  áudio  vídeo   
    13 DE AGOSTO 2019 - REUNIÃO TÉCNICA DO ESTUDO CIDADES INTELIGENTES
     

    O grupo de estudo “Cidades Inteligentes”, proposto pelos deputados federais Francisco Jr., Haroldo Cathedral e Angela Amin, realizou reunião técnica com cinco especialistas da área. 

    • ANDRÉ GOMYDE PORTO- Presidente da rede brasileira de cidades inteligentes e humanas. 

    • CELSO GONÇALVES CAMILO  (p.1) (p.2) -Secretário municipal - SEDETEC

    • DANIEL SHIM DE SOUSA ESASHIKA - Pesquisador USP

    • THIAGO CAMARGO LOPES - CEO na movimento brasil digital - São Paulo

    • WILSON DINIZ WELLISCH - Diretor do departamento de inclusão digital - MCTIC

    • A reunião contou também com a presença do Consultor Carlos Frees, Vice presidente de relações setor privado da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas e CEO Estrategista da Smart Frees

    O estudo tem como objetivo avaliar o impacto do crescimento urbano no transporte público, segurança, mobilidade, educação e serviços públicos em geral e sugerir inovações em todas as dimensões, de forma a garantir melhoria de qualidade de vida da população, sempre com foco na cidadania e no bem-estar das pessoas.

    DOWNLOAD:

    download das apresentações:

    fotos  áudio  vídeo   
      

     

    6 DE AGOSTO 2019 - REUNIÃO TÉCNICA DO ESTUDO CIDADES INTELIGENTES

    O grupo de estudo “Cidades Inteligentes”, proposto pelos deputados federais Francisco Jr., Haroldo Cathedral e Angela Amin, realizou reunião técnica com seis especialistas da área. 

    O estudo tem como objetivo avaliar o impacto do crescimento urbano no transporte público, segurança, mobilidade, educação e serviços públicos em geral e sugerir inovações em todas as dimensões, de forma a garantir melhoria de qualidade de vida da população, sempre com foco na cidadania e no bem-estar das pessoas.

    DOWNLOAD:
    download das apresentações   fotos  áudio  video
     
    9 DE JULHO 2019 - LANÇAMENTO DA PUBLICAÇÃO FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL 

    Link para íntegra do livro

    financiamento da educação superior

    financiamento da educação superior 1

    O trabalho foi relatado pelo ex-deputado federal Alex Canziani (PTB/PR) e coordenado pelo consultor legislativo Ricardo Martins e contou com a colaboração de outros consultores da área, de associações universitárias, de instituições de ensino públicas e de especialistas dos Ministérios da Educação, de Ciência e Tecnologia e do Planejamento.

    Este é o décimo primeiro livro da série Estudos Estratégicos publicado pelo Cedes, em parceria com o Centro de Documentação e Informação da Câmara (Cedi).

    Desafios do ensino superior

    Um dos maiores desafios apontados no estudo é a ampliação da oferta de vagas no ensino superior para atingir a meta estabelecida no Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê elevar a participação de jovens entre 18 e 24 anos para 33% até 2024, com pelo menos 40% das novas matrículas na rede pública. Atualmente, o ensino superior alcança apenas 17% da população nessa faixa etária, abaixo do desejável.

    Contudo, a expansão de vagas esbarra na falta de recursos das universidades públicas, obrigadas a promover cortes de custeio e investimento para pagar despesas obrigatórias. E ainda ocorrem as limitações orçamentárias impostas pelo encolhimento da arrecadação tributária e pela Emenda Constitucional nº 95 de 2016, que definiu um teto de gastos.

    Outra questão é a equidade na destinação de recursos públicos para promover o acesso ao ensino superior, tendo como foco os estudantes e não apenas as instituições. Os alunos que conseguem assegurar vaga nas universidades públicas recebem ensino gratuito, custeado por toda a sociedade, independentemente de sua condição financeira. Por outro lado, dos que se matriculam nas instituições particulares, que representam 75% dos estudantes de graduação, apenas uma minoria é beneficiada com bolsas (Prouni e Cebas) e empréstimos (Fies), embora possuam situação socioeconômica semelhante. Tanto na rede pública quanto na privada de ensino superior, metade dos estudantes provêm de classes sociais menos favorecidas. E o volume de recursos que financiam os estudantes na rede pública é consideravelmente mais elevado do que aquele destinado a apoiar o financiamento de estudantes carentes na rede particular. 

    Nesse sentido, o trabalho aborda temas relevantes como a questão da gratuidade no setor público, parcerias com instituições particulares e novas fontes de financiamento, como por exemplo, o aporte de recursos, a título de doação, de pessoas físicas e jurídicas às instituições de ensino superior, os chamados fundos patrimoniais, como ocorre em outros países.

    Propostas

    Diante desse quadro, o estudo apresenta uma Proposta de Emenda à Constituição que retira do teto de gastos as receitas próprias obtidas pelas universidades públicas, geradas por meio de prestação de serviços, convênios, receitas de capital etc.

    Outra proposta, apresentada sob a forma de projeto de lei, determina que a União, sempre que for de interesse público, participe do financiamento de instituições estaduais, distritais e municipais de ensino superior, visando à expansão da oferta de vagas. O objetivo é estimular a cooperação entre os entes federados da união, evitando-se sobreposição de iniciativas na mesma área e otimizando os recursos.

    Por fim, sugere-se ao Governo Federal a retomada do debate acerca do ensino superior, com o objetivo de definir uma política de longo prazo e sustentável.

    O estudo pode ser baixado gratuitamente pelo link https://www2.camara.leg.br/a-camara/estruturaadm/altosestudos/pdf/financiamento-da-educacao-superior-no-brasil-impasses-e-perspectivas ou pode ser adquirido no site livraria.camara.leg.br

     

    9 DE JULHO 2019 - GRUPO DE ESTUDO CIDADES INTELIGENTES APROVA O PLANO DE TRABALHO

    O grupo de estudo “Cidades Inteligentes”, proposto pelos deputados federais Francisco Jr., Haroldo Cathedral e Angela Amin, realizou reunião para aprovar o plano de estudo.

    DOWNLOAD:

    fotos áudio íntegra da reunião  - Download do Plano de Trabalho
     
     

    3 DE JULHO- Reunião do estudo DISPARIDADES NO CUSTO DAS TARIFAS DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL

    JOSÉ PRIANTE

    O grupo responsável pelo estudo “Disparidades no Custo das Tarifas de Energia Elétrica no Brasil ”, proposto pelo deputado federal José Priante, MDB do Pará, realizou sua primeira reunião de trabalho. Participaram do encontro o Deputado José Priante, relator do estudo, os consultores Juliano Vilela Borges dos Santos, Wagner Marques Tavares, Rodrigo Dolabella, o assessor Sávio Leão Coelho e a Chefe de Secretaria do Cedes, Juliana Camapum.

    O estudo pretende propor alteração na lei sobre Tarifa Social de Energia Elétrica e concessão de benefícios aos entes federados superavitários, ou seja, aqueles que registrem geração superior ao consumo.

    Segundo o Dep. José Priante, o CEDES decidiu desvendar um velho enigma, que desafia os brasileiros desde a implantação do modelo integrado de energia elétrica do país: por que tanta variação entre as tarifas aplicadas nos estados?

    “Vamos analisar o custo da tarifa de energia do País e a razão de tanta diferença aplicada em cada estado”, confirmou o parlamentar.

    De acordo com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a definição da tarifa leva em considerações diversos fatores – que vão dos custos somados desde a geração até a disponibilização da energia nos imóveis, levando em conta a distribuição e a disponibilidade. Além disso, somam-se também os valores em encargos e impostos.

    Na ponta do lápis, a Aneel diz que 40% do custo corresponde à compra de energia, sendo 15% da distribuição, 3% da transmissão e aproximadamente 42% de encargos e tributos. A variação da tarifa entre os estados estaria focada na parcela relativa à tributação.

    Para José Priante, estes dados precisam ser estudados e dissecados. “E é exatamente o que vamos fazer, colocando uma lupa sobre cada estado, refazendo os cálculos e analisando detalhadamente os bastidores da produção e distribuição da energia elétrica no país”, avisa.

    Independente da variação da tarifa cobrada nos estados, as contas de energia têm pesado cada vez mais no bolso do brasileiro. Somente entre 2014 e 2017, a alta acumulada atingiu média de 31,5 por cento – e seguiu crescendo em 2018, atingindo 44 por cento de aumento.

    Os dados, monitorados pela Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), mostram a expansão do impacto da energia elétrica sobre os orçamentos domésticos do brasileiro.

    Nesse período, os maiores reajustes ocorreram na região Norte, onde as contas de luz acumulam alta média de 44,04%. Centro-Oeste, com 41,09%, e o Nordeste, com 33,09%, aparecem em seguida no ranking dos maiores aumentos.

    Outra associação inserida no cenário da energia, a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE), vai mais longe e aponta que o Brasil é um dos países com a maior tarifa de energia do planeta. O Brasil também fica em segundo lugar em relação à carga tributária.

     

    2 DE JULHO 2019 - REUNIÃO TÉCNICA DO ESTUDO CIDADES INTELIGENTES 

    O grupo de estudo “Cidades Inteligentes”, proposto pelos deputados federais Francisco Jr., Haroldo Cathedral e Angela Amin, realizou reunião técnica com quatro especialistas da área.

    DOWNLOAD: fotos áudio
     

     

    19 DE JUNHO 2019 - Reunião Técnica do novo estudo ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DO BRASIL
     

    A equipe responsável pelo novo estudo sobre Atenção Primária à Saúde no Brasil se reuniu pela primeira vez, nesta quarta-feira, 19/6, na sala de reuniões do Cedes, na Câmara dos Deputados para discutir a condução dos trabalhos.

    Participaram do encontro a Chefe de Secretaria do Cedes, Juliana Camapum, o consultor Fábio Barros Gomes e Hugo Leonardo Silva, assessor parlamentar do relator do estudo Deputado Dr. Luiz Ovando.

     

    18 DE JUNHO 2019 - Reunião Técnica do novo  estudo sobre Dívida Pública

    A equipe responsável pelo novo estudo sobre a dívida pública brasileira se reuniu pela primeira vez, nesta terça-feira, 18/6, na sala de reuniões do Cedes, para discutir a condução dos trabalhos. Participaram do encontro os relatores da proposta, deputados Félix Mendonça Júnior e Denis Bezerra; o coordenador do estudo e consultor legislativo, João Ricardo Motta; os consultores Luiz Humberto Cavalcante Veiga e Antonio Carlos Costa D’Avila Carvalho Júnior, que integram o grupo, além dos assessores parlamentares Inaldo Leitão e Alessandro Lordello.

    Eles debateram alguns pontos que devem fazer parte do estudo como um diagnóstico sobre a origem da dívida e sua composição, seus beneficiários, a interferência dos planos econômicos e da política monetária e o papel do Congresso Nacional na fiscalização. O coordenador do estudo deverá convidar um especialista externo para participar do próximo encontro, em data ainda a ser definida. Outro que deve ser ouvido é o ex-deputado Félix Mendonça, relator do primeiro estudo do Cedes sobre a dívida pública, publicado em 2005.

    DOWNLOAD: fotos 
     
     
    12 DE JUNHO 2019 - Reunião técnica do estudo Cidades Inteligentes

    O grupo responsável pelo estudo “Cidades Inteligentes”, proposto pelos deputados federais Francisco Jr., Haroldo Cathedral e Angela Amin, realizou sua primeira reunião de trabalho. O objetivo nesta etapa é delimitar o foco do estudo, uma vez que o tema é muito vasto. Para isso, deverão ser ouvidos especialistas da área que ajudarão a dar um direcionamento. O deputado Francisco Júnior enfatizou que pretende ressaltar no estudo não só a questão da tecnologia, mas também o lado humano. 

    DOWNLOAD: fotos
      
     
    11 DE JUNHO 2019 - Cedes define novos estudos estratégicos para o Brasil

    Notas taquigráficas - registro da íntegra da reunião

    O Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes) aprovou novos temas de estudos nas áreas de energia, educação, dívida pública, saúde e cidades inteligentes, para o biênio 2019/2020, durante reunião, no dia 11/6, em Brasília. Participaram da reunião o Presidente José Priante e os deputados membros: Francisco Jr., Idilvan Alencar, General Peternelli, Angela Amin, Denis Bezerra, Haroldo Cathedral. Esteve presente também o Secretário Executivo do Cedes e Diretor da Consultoria Legislativa, Dr. Rodrigo Dolabella.

    Confira quais são os temas.
    fotos
     
    29 DE MAIO 2019 - Reunião de Instalação do novo colegiado

    Notas taquigráficas - registro da íntegra da reunião

    Na quarta-feira, 29/5, o Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes) realizou a primeira reunião do colegiado sob o comando do novo presidente, deputado federal José Priante (MDB/PA). Na ocasião, os membros do Centro apresentaram 12 sugestões de temas, considerados por eles estratégicos para o país, a serem estudados no biênio 2019/2020.  Participaram da reunião os deputados membros: Idilvan Alencar, General Peternelli, Angela Amin, Denis Bezerra, Félix Mendonça Júnior, Dr. Luiz Ovando, Haroldo Cathedral e Maria Rosas.

    Download: fotos
     
     
    Destaques 2018
     
    Câmara lança estudo com propostas para reduzir as perdas e desperdício de alimentos

    O estudo "Perdas e Desperdício de Alimentos: estratégias para redução" lançado no dia 12 de dezembro propõe a criação, por meio de projeto de lei, de uma Política Nacional de Educação Alimentar e Nutricional do Consumidor, com o objetivo de desenvolver uma consciência para o consumo adequado e responsável de gêneros alimentícios.  Outra proposta é a elaboração, pelo governo federal, de um Plano Nacional de Armazenagem de Grãos, de modo que se possa dar especial atenção à armazenagem dentro das próprias fazendas.

    fotos

    publicação
     
     
    Câmara lança livro com sugestões para melhorar a segurança pública (5/12/2018)

    O Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados lançou, no doa 5/12/2018,  o livro "Segurança Pública - Prioridade Nacional". Resultado de quase dois anos de debates, o trabalho culminou na elaboração de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que prevê a criação de um fundo constitucional de segurança pública, gerido e patrocinado majoritariamente pela União, para a transferência de recursos aos entes federados; a formulação de princípios gerais norteadores do sistema de segurança pública que aprimorem o modelo de recursos humanos; a criação de um conselho nacional de segurança pública; e o estabelecimento da cooperação federativa na consecução das atividades do setor. A intenção é criar um modelo de segurança pública mais eficiente na gestão de recursos escassos e que responda melhor aos desafios da criminalidade crescente. 

    fotos
    publicação
     
     
     Cedes participa de Congresso Internacional sobre logística (19 a 21/6/2018)
    TRANS2018-6

    O CEDES participou, de 19 a 21 de junho, da Trans 2018 _ VII Congresso e Feira Internacional de Transporte e Logística Sustentável da Amazônia, que aconteceu no Hangar _ Centro de Convenções da Amazônia, em Belém (PA). O evento, organizado pelo Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial e Lacustre e das Agências de Navegação do Estado do Pará (SINDARPA), teve por objetivo promover a integração logística da Região Panamazônica junto ao Brasil e à comunidade Internacional, por meio da consolidação do Arco Norte _ corredor logístico formado pelos estados de Rondônia, Amazonas, Amapá, Pará e Maranhão, que nos últimos anos vem recebendo investimentos de grandes empresas do agronegócio. O consultor legislativo Frederico De Moura Carneiro participou do Painel Institucional com a apresentação do estudo Arco Norte: um desafio logístico, desenvolvido pelo CEDES. Também foi montado um stand para divulgação do trabalho do Cedes.

    publicação
      
    Câmara homenageia 15 anos do Centro de Estudos e Debates Estratégicos (8/5/2018)

    sessão solene 8-05-2018A Câmara dos Deputados homenageou nesta terça-feira (8), em Sessão Solene requerida pelo deputado Lúcio Vale (PR-PA), os 15 anos do Centro Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes). Em mensagem enviada ao Plenário, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), reforçou o papel que o Cedes tem desempenhado na construção e melhoria do arcabouço legal do País. Segundo ele, o órgão é importante não apenas para a qualificação do debate sobre os grandes temas nacionais, mas, sobretudo, para o aperfeiçoamento dos trabalhos legislativos. “Muitas das sugestões legislativas que nasceram do trabalho realizado pelo Cedes já foram transformadas em leis ou incorporadas pelo Executivo”, afirmou Rodrigo Maia. Como exemplo, ele citou as relativas ao Biodiesel e à TV digital, as políticas públicas para Banda-larga e as que regulam a exploração do Pré-Sal. Leia mais

      
    Exposição "A Câmara pensando o Brasil" relembra os principais estudos do Cedes (7 a 18/5/2018)

    Exposição 15 anos Cedes Como parte das comemorações do 15 anos do Cedes,  foi realizada, entre 7 e 18 de maio,  no espaço Mário Covas, a exposição “A Câmara pensando o Brasil”. A mostra destacou as principais contribuições do Cedes nesse período e foi dividida em seis temáticas abordadas nos estudos: o social; o futuro; o desenvolvimento; o espaço; a inovação e o meio ambiente. A exposição teve por objetivo refletir a preocupação do Cedes com as mais variadas questões sociais e econômicas.

      

    Cedes realiza Seminário Internacional sobre Instituições de Ensino Superior e Desenvolvimento Regional (18/4/2018)

    O seminário foi realizado no dia 18 de abril, no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, em Brasília,  e contou com a participação de parlamentares, autoridades do executivo, reitores e especialistas da área. O evento debateu a atuação das universidades como centros de desenvolvimento regional. A proposta  de criação dos CDR's nasceu de um estudo do Cedes e foi prontamente adotada pelo MEC, que pretende transformá-la em política pública nacional. Leia mais 

     apresentações
    publicação
     
    Cedes lança nesta terça-feira publicação sobre ensino superior e desenvolvimento regional (10/4/2018)

    Lançamento livro Instituições de Ensino Superior e Desenvolvimento RegionalO Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes) lançou, nesta terça-feira (10), a publicação "Instituições de Ensino Superior e Desenvolvimento Regional: potencialidades e desafios", que tem como relator o deputado federal Vitor Lippi (PSDB-SP). O estudo propõe uma política nacional de desenvolvimento territorial para o País, com as instituições de ensino superior como protagonistas. O trabalho durou cerca de dois anos e contou com a colaboração de mais de 30 entidades do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil. A ideia é criar centros de desenvolvimento regional nas universidades, com a missão de identificar as potencialidades de cada região e articular atores para a elaboração de planos estratégicos de desenvolvimento, com impactos sociais, econômicos e ambientais positivos, aproximando a academia do poder público local e da comunidade. Leia mais

    publicação 
     
    Centro de Estudos da Câmara apresenta diagnóstico sobre segurança pública (3/4/2018)

    Lançamento Agenda de Segurança CidadãA Câmara dos Deputados pretende iniciar a discussão de uma agenda de segurança pública cidadã nos estados, a partir de um estudo preparado pela Casa. O trabalho, elaborado pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes), com a participação de 15 especialistas de várias universidades do País, virou livro e foi lançado nesta terça-feira (3) na Câmara. Foram dois anos de estudos. Intitulada “Agenda de Segurança Cidadã: por um novo paradigma”, a obra traça diagnósticos e propostas a partir de cinco eixos de pesquisa: integração dos órgãos de segurança de estados, municípios e União; reestruturação das polícias; Justiça criminal; sistema penitenciário e, por fim, prevenção à violência e redução de homicídios.

    Leia mais 
    publicação
     
    Destaques de 2017
     
     
    Cedes lança selo comemorativo dos 15 anos (28/12/2017)

    selo 15 anosEm 2018, o Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados comemora 15 anos. O CEDES é um órgão técnico-consultivo vinculado à Presidência da casa, que se dedica a análise, discussão e prospecção de temas relacionados a programas, planos e projetos governamentais estratégicos para o planejamento de políticas públicas e a formulação de diretrizes legislativas.  O Colegiado é composto por 22 parlamentares e um dirigente designado pelo Presidente da Câmara. Leia mais

     

     

     
    Câmara participa de debate entre Brasil e UE sobre desperdício de alimentos (31/10/2017)

    O consultor legislativo Rodrigo Dolabella, coordenador do estudo sobre Perda e Desperdício de alimentos no Brasil, promovido pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara (Cedes), e o articulador Institucional, Paulo Motta, participaram como convidados do Seminário Sem desperdício – Diálogo União Europeia/Brasil, que aconteceu na terça-feira, 31/10, no Museu de Arte do Rio de Janeiro. Na ocasião, foram  apresentadas estratégias de sucesso adotadas por países europeus, que podem ser implementadas em outros locais e servir de base para a estruturação de ações.  Leia Mais

    FacebookTwitterE-mail
    Reitores de Universidades Públicas debatem financiamento do ensino superior (15/9/2017)

    Os reitores, Marco Zago, da Universidade Federal de São Paulo (USP), Roberto Leher, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Sylvio Mário Puga Ferreira, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e, Anderson Ribeiro Correia, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), participaram, nesta sexta-feira, 15/9, de uma reunião na Câmara do Deputados, em Brasília, promovida pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes), para debater o financiamento do ensino superior no país. O assunto é objeto de um estudo do Cedes iniciado este ano que trata de novas fontes de financiamento da educação superior no país e que tem como relator o deputado federal Alex Canziani (PTB/PR). Leia mais 

     

    Cedes lança livro sobre envelhecimento na Bienal do Livro do Rio de Janeiro (2/9/2017)

    Cerca de 80 pessoas compareceram ao lançamento do livro Brasil 2050: os desafios de uma nação que envelhece, no último sábado (2/9), na Bienal Internacional do livro do Rio de Janeiro, que aconteceu entre 31 de agosto e 10 de setembro, no Riocentro.  A publicação, do Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara (Cedes), faz uma projeção do país que teremos em 2050, no que diz respeito ao envelhecimento da nossa população. Leia mais

     

     
    Grupo define criação de centros de desenvolvimento regional em universidades (1/8/2017)

    Foi realizada nesta terça-feira, 1/8, em Brasília, reunião entre órgãos do Executivo e do Legislativo para discutir a criação de centros de desenvolvimento regional nas instituições de ensino superior. O projeto Centros de Desenvolvimento Regional (CDR) é desenvolvido pelo Ministério da Educação, em parceria com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e o Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes). A criação de CDRs nas universidades tem a finalidade, segundo seus idealizadores, de articular os atores locais como governo, universidades, associações e empresários em prol do desenvolvimento do território. Leia mais

     

     
    Cedes lança livro "Arco Norte: um desafio logístico" em Roraima  (8/06/2017)
    ALERR

    No dia 8 de junho foi lançado o estudo “Arco Norte: um desafio logístico”, na Assembleia Legislativa de Roraima, na cidade de Boa Vista. Publicado no final de 2016 pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes), o estudo propõe a implementação de uma nova logística de transporte para o País, a partir do deslocamento do escoamento de parte da produção agrícola dos portos das regiões Sul e Sudeste para os portos da região Norte do Brasil. Além de promover o desenvolvimento da região, a mudança vai reduzir os custos dos exportadores com transporte devido à maior proximidade com o mercado externo, aumentando a competitividade dos produtos brasileiros lá fora. Leia mais

    fotos 
    vídeo 
     
    Cedes participa de Seminário Internacional sobre Desenvolvimento sustentável (7 e 8/6/2017)
    Deputado Federal Vitor Lippi (PSDB/SP)

    O deputado federal Vitor Lippi (PSDB/SP), relator do estudo do Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes) sobre Instituições de Ensino Superior e o Desenvolvimento Regional, participou, nos dias 8 e 9 de junho, do Seminário Internacional Rumo ao Desenvolvimento Sustentável: dos marcos globais às agendas regionais, que aconteceu na Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba. Vitor Lippi coordenou a Mesa de Diálogo: Desafios da Participação das Universidades no Desenvolvimento Regional. O deputado falou sobre a proposta de criação de Centros de Desenvolvimento Regional nas Instituições Públicas de Ensino Superior. O objetivo é fazer com que as universidades sejam promotoras do desenvolvimento regional nas comunidades onde atuam.

    fotos 

     
     
    Primeira Reunião do Cedes no biênio 2017/2018  (03/05/2017)

     O Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes) definiu quatro novos temas de estudo para o biênio 2017/2018: Filantropia e saúde; o Agronegócio, quanto a perdas na produção e custo Brasil; Big Data, com o foco na proteção de dados; e fontes alternativas de financiamento da educação pública no País. As propostas foram apresentadas por deputados integrantes do colegiado, durante reunião nesta quarta-feira (3/5). Leia mais 

    fotos 

    áudio 

     
     
    Cedes divulga balanço do biênio 2015/2016 (26/4/2017)

    O Cedes, Centro de Estudos e Debates Estratégicos Câmara, divulgou o balanço dos estudos realizado pelo centro no biênio 2015-2016. A pesquisa teve quatro pilares importantes: instrumentos de gestão de água; mobilidade urbana, arco norte; um desafio logístico – sobre a necessidade de implantação de uma nova logística de transporte para o país; e Brasil 2050: os desafios para uma nação que envelhece. Leia mais 

     
     
     
     
     
    Palestra Cooperação Internacional para o Desenvolvimento Regional (02/03/2017)

    No dia, 2 de março, o Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes) ouviu dois especialistas italianos na área de cooperação internacional e desenvolvimento dos territórios. O evento contou com a presença do Embaixador da Itália Antonio Bernardini. As contribuições servirão de subsídio para a elaboração do estudo sobre Instituições de Ensino Superior e  Desenvolvimento Regional, de relatoria do deputado Vítor Lippi (PSDB/SP). Leia mais

     
    apresentação Alessio Gnaccarini (Diretor Cosmob) - parte 1
    apresentação Alessio Gnaccarini (Diretor Cosmob) - parte 2
    apresentação Alessio Gnaccarini (Diretor Cosmob) - parte 3
    apresentação Alessio Gnaccarini (Diretor Cosmob) - parte 4
    apresentação Alessio Gnaccarini (Diretor Cosmob) - parte 5
    apresentação Emilio Beltrami (Consultor Internacional)
    fotos 
    áudio 
    vídeo 
     
     
    Lançamento do Livro Brasil 2050: os desafios de uma nação que envelhece (21/2/2017)

    O Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes) lançou, na terça-feira, 21/02, o livro Brasil 2050: os desafios de uma nação que envelhece. A publicação busca antecipar o cenário para os próximos anos e faz uma análise completa dos impactos da mudança de perfil populacional no Brasil, abordando os seguintes aspectos: previdência social; mercado de trabalho; sistema de saúde; violência contra o idoso; mobilidade urbana; educação ao longo da vida; direitos e garantias fundamentais das pessoas idosas e cuidados de longa duração. O trabalho fornece um quadro plural e técnico sobre a dimensão dos esforços que o país terá frente ao rápido envelhecimento de sua população.  Leia mais

    publicação

    fotos 

     
     
    Livro do Cedes sobre envelhecimento é destaque em Conferência Internacional (13 a 17/02/2017)

    A convite da RUTIS - A rede que une as universidades seniores, as deputadas Cristiane Brasil (PTB/RJ) e Professora Dorinha Seabra (DEM/TO), integrantes do Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara, participaram da Primeira Conferência Científica Internacional de Projetos educativos para seniores, com o objetivo de apresentar o estudo do Cedes Brasil 2050: os desafios de uma nação que envelhece, destacando as políticas públicas brasileiras desenvolvidas para a educação continuada de idosos. 

    apresentação 

     

    Envelhecimento Saudável na Holanda (07/02/2017)

     Como parte do estudo sobre envelhecimento, o Cedes ouviu nesta terça-feira (7) o diretor-executivo do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação do Consulado Geral do Reino dos Países Baixos em São Paulo, Nico Schiettekatte, que relatou a experiência da rede de proteção para idosos na Holanda.  Apesar das diferenças entre os dois países, ambos enfrentarão situações semelhante quanto ao envelhecimento, quando terão 30% da população com mais de 65 anos. Leia mais

    áudio
    apresentação 
    vídeo
    fotos 
      
    Destaques de 2016
     
     
    Impactos do envelhecimento na previdência e a necessidade de reformas (10/11/2016)

    O Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara (Cedes) debateu, no dia 10/11/2016, os "Impactos do envelhecimento na previdência e a necessidade de reformas".  A palestra foi  ministrada pelo Prof. Paulo Tafner, doutor em Ciência Política pela IUPERJ (Brasil) e pela UCSD (USA) (2000). Paulo Tafner é autor do livro "Demografia -A ameaça invisível", que trata da questão da previdência social brasileira. O livro é resultado de anos de reflexão acerca da questão previdenciária e apresenta uma proposta de reforma radical para quem ainda vai entrar no mercado de trabalho, com regras únicas para todos trabalhadores da iniciativa privada, servidores públicos e militares.

     
    vídeo da palestra
    apresentação
    áudio
    fotos
     
     
    Envelhecimento da população e a perspectiva do investimento social: novos rumos do estado do bem-estar (18/10/2016)

    Dando continuidade ao estudo sobre envelhecimento, o Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) realizou no dia 18 de outubro a palestra “Envelhecimento da população e a perspectiva do investimento social: novos rumos do estado do bem-estar”, ministrada pela a Profª Celia Lessa Kerstenetzky, doutora em Ciência Política pelo European University Institute (1998), com pós-doutorado no MIT e na Universidade de Columbia.

    vídeo
    apresentação 
    artigo 
     
     
    Mudanças Demográficas e Políticas Públicas  (29/06/2016)

    Para discutir o cenário do envelhecimento no Brasil, o Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados convidou a Profª Ana Amélia Camarano, Doutora em Estudos Populacionais pela London School of Economics e pesquisadora do IPEA. Em seus estudos, Ana Amélia salienta que a sociedade deve se mobilizar para assegurar que o desenvolvimento econômico e social ocorra com garantia de condições econômicas mínimas, manutenção da dignidade humana e igualdade entre os grupos etários na partilha dos recursos, direitos e responsabilidades sociais.

    apresentação 
     
     Destaques 2015
     
    Centro de Estudos lança publicação sobre instrumentos de gestão das águas (14/5/2019)

    O Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados lançou a publicação “Instrumentos de Gestão das Águas”. O objetivo é mostrar formas de assegurar à atual e às futuras gerações, a necessária disponibilidade de água em padrões de qualidade adequados aos seus múltiplos usos. O estudo, coordenado pelo consultor legislativo Maurício Boratt, reforça vários instrumentos já previstos na Lei das Águas (9.433/97), e trata esse recurso natural limitado como um bem de domínio público, dotado de valor econômico, social e ambiental. Leia mais.

    publicação
     
     
    Destaques de 2014
     
     
    Lançamento da Publicação 'Minerais Estratégicos e Terras-Raras (19/11/2014)

    O Presidente do Cedes, Dep. Inocêncio Oliveira, e o Relator do estudo, Dep. Colbert Martins, lançaram, no último dia 19/11, a publicação Minerais Estratégicos e Terras-Raras, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. O livro traz uma análise das políticas públicas do Brasil na área de pesquisa, exploração e beneficiamento de minerais estratégicos, em um contexto que tem a China como país dominante desse mercado. A publicação expõe as principais aplicações desses minerais na indústria tecnológica, a exemplo da produção de turbinas eólicas, células fotovoltaicas, smartphones, aviões de caça, sistemas de controle de mísseis e satélites. O estudo aponta, ainda, caminhos para que o Brasil amplie a pesquisa, a produção e, principalmente, a agregação de valor aos minerais estratégicos, de modo que esses bens venham a ter grande relevância no desenvolvimento econômico e social do país. 

    publicação
    fotos
    áudio
     
     
    Lançamento da Publicação 'Desafios à Convivência com a Seca' (3/6/2014)

    O Presidente do CEDES, Dep. Inocêncio Oliveira, lançou, no último dia 3/6, a publicação 'Desafios à Convivência com a Seca', no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. A obra é resultado de debates entre especialistas da Embrapa, CPTEC, Banco do Nordeste e Consultores Legislativos da Casa, e culminou com a realização de uma Comissão Geral sobre o tema, com a presença de diversas instituições, representantes da sociedade civil e parlamentares. 

    publicação
    fotos
    áudio
     
     
    Instrumentos de gestão das águas em pauta (14/5/2014)

    O Cedes realizou, no último dia 14 de maio, na Sala de Reuniões da Mesa, encontro para debate do estudo “Instrumentos de Gestão das Águas”, de relatoria do Dep. Félix Mendonça Júnior. Participaram da reunião a representante do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, Srª Maria Aparecida Vargas, e o Diretor-Presidente da Agência da Bacia Hidrográfica dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí -  PCJ, Sr. Sérgio Razera. Eles  abordaram temas como a segurança hídrica dos sistemas de abastecimento de água do País, conflitos relativos a bacias compartilhadas e formas de colaboração do Legislativo para a superação dos principais entraves à plena implantação dos instrumentos de gestão das águas, previstos na Lei nº 9.433/1997, além de outros assuntos. 

    apresentação 
    áudio
    apresentação 
    fotos
     
     
    Transporte público urbano é tema de debate (7/5/2014)

    Foi realizada em 7 de maio, na Sala de Reuniões da Mesa, reunião sobre o transporte público urbano. Em continuidade ao estudo “Mobilidade Urbana”, de relatoria do Dep. Ronaldo Benedet, o Cedes recebeu o especialista do Ipea, Dr. Renato Balbim, que tratou do tema "Transporte público urbano: perspectivas e desafios". 

     

    apresentação
    áudio parte 1
    áudio parte 2
    fotos
    Nota técnica 2/2013
    Nota técnica 3/2013
    Nota técnica 4/2013
     
     
    Cedes debate instrumentos de gestão das águas (23/4/2014)

    Aconteceu, no último dia 23 de abril, reunião sobre os instrumentos de gestão das águas, com a participação do Professor Dr. Oscar Cordeiro, da Universidade de Brasília, que apresentou resultados de estudos acerca das políticas de gestão definidas pela Lei das Águas (nº 9.433/1997). O convidado foi diretor da Agência Nacional de Águas no período de 2004 a 2008. A reunião fez parte do estudo em andamento "Instrumentos de Gestão das Águas”, de relatoria do Dep. Félix Mendonça Júnior.

    apresentação Prof. Oscar Cordeiro
    fotos
    áudio
     
     
    Mobilidade Urbana em pauta (9/4/2014)

    Em continuidade ao estudo “Mobilidade Urbana”, de relatoria do Dep. Ronaldo Benedet, o Cedes recebeu, no dia 9/4, o especialista sênior do Metrô de São Paulo, Dr. Laurindo Junqueira, que abordou questões primordiais a respeito do atual cenário da mobilidade urbana no país, além dos impactos econômicos e sociais da saturação dos sistemas de transporte. Foram debatidas formas de mitigar os danos já causados e como potencializar as ações que vêm sendo empreendidas para a melhoria da mobilidade urbana. 

    apresentação Laurindo Junqueira - parte 1
    apresentação Laurindo Junqueira - parte 2
    fotos
    áudio
    release
     
     
    Minerais Estratégicos e Terras-Raras em discussão no Cedes (26/3/2014)

    O Cedes realizou, no último dia 26 de março, reunião sobre o estudo "Minerais Estratégicos e Terras-Raras". O tema do encontro teve como foco a necessidade de o Brasil construir um grande centro tecnológico de ponta, que dê suporte aos setores de transformação mineral, metalurgia e energias renováveis, sob a ótica do desenvolvimento sustentável. As exposições, que foram seguidas de debates com os parlamentares, ficaram a cargo do Consultor Legislativo Paulo César Ribeiro Lima e do Dr. Cláudio Scliar, ex-Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME. 

    apresentação
    fotos
    áudio
    release
    PL 5807/2013 - Novo Código de Mineração
     
     
    Cedes debate os desafios para consolidação dos Comitês de Bacia Hidrográfica (12/3/2014)

    Foi realizada no último dia 12/03, na Sala de Reuniões da Mesa, reunião com o Professor Paulo Salles, PhD em Ecologia pela Universidade de Edimburgo, que discursou a respeito dos desafios para a consolidação dos Comitês de Bacia Hidrográfica. A exposição, em âmbito do estudo em andamento "Instrumentos de Gestão das Águas”, apresentou considerações sobre a importância da consolidação dos Comitês de Bacia e do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos para a sustentabilidade dos recursos hídricos no país. 

    apresentação
    fotos
    áudio
    release 
     
     
    Financiamento de campanha é tema de reunião do Cedes (26/2/2014)

    Foi realizado no último dia 26/02, na Sala de Reuniões da Mesa, debate a respeito do processo de financiamento de campanha eleitoral. Após breve histórico dos principais pontos em discussão e debate no âmbito da Casa, foram apresentados os projetos de financiamento partidário e eleitoral com maiores probabilidades de aprovação. Os expositores convidados foram os Consultores Legislativos Marcio Nuno Rabat e Ana Luiza Backes, ambos especialistas da área de ciências políticas, sociologia política, história e relações internacionais da Câmara dos Deputados. 

    fotos
    áudio
    PEC 352/2013 
    Nota Técnica Fundo Partidário
    Estudo Financiamento de Campanhas
     
     
    Cedes debate inovação científica da agricultura no semiárido (19/2/2014)

    Em continuidade aos estudos sobre a convivência do homem com a seca, o Cedes realizou reunião, no dia 19/02, com a participação do pesquisador e professor da UFRJ, Márcio Ferreira, que apresentou os resultados de estudos genéticos em plantas para transferência do gene do café a outros cultivares. O estudo, desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pode ser a solução para os estragos causados pela seca nas lavouras. Se o andamento sair como esperado, a tecnologia pode estar disponível no mercado em um período de cinco a seis anos. Leia mais

    apresentação

    fotos
    áudio 
    release
     
     
    CNI apresenta propostas de alterações para a Lei das Águas (12/2/2014)

    O Cedes realizou hoje, dia 12 de fevereiro, reunião acerca do estudo "Instrumentos de Gestão das Águas". O convidado desse evento foi o Coordenador de Recursos Hídricos da Confederação Nacional da Indústria, Percy Soares. O palestrante apontou dificuldades enfrentadas pelos comitês de bacias hidrográficas em aplicar os recursos obtidos pela cobrança do uso da água por meio das entidades delegatárias, que são as agências ambientais responsáveis pela aplicação dos recursos, que vêm sendo mantidos em caixa, porém deveriam ser aplicados para a execução dos planos de recursos hídricos. Segundo a visão da indústria, é necessária a definição de parâmetros para a instituição e reajuste da taxa de cobrança, haja vista os conflitos existentes atualmente em bacias hidrográficas com grande demanda pelos usuários. O relator do estudo, Deputado Félix Mendonça Júnior, participou da reunião juntamente com o Deputado Inocêncio Oliveira, que apresentou ao convidado uma lista de perguntas que serão respondidas para contribuir à elaboração do relatório do estudo. 

    apresentação

    fotos

    áudio
     
     
    Cedes realiza balanço dos estudos em andamento (5/2/2014)

    O Cedes realizou hoje, dia 5 de fevereiro, reunião para analisar o andamento dos estudos atualmente desenvolvidos: Minerais Estratégicos e Terras-Raras, Instrumentos de Gestão das Águas, Mobilidade Urbana e Capital Empreendedor. Os Consultores Legislativos que coordenam os estudos apresentaram os resultados já alcançados e indicaram um cronograma de trabalhos para o ano de 2014. Leia mais

    apresentação Terras-Raras
    apresentação Águas
    fotos 
    áudio
     
     
    Destaques de 2013
     
     
    Ibsen Pinheiro na 13ª reunião do Cedes (2013)

    Foto por Diógenis SantosO convidado da 13ª reunião do Centro de Estudos foi o ex-deputado federal Ibsen Pinheiro, que presidiu a Casa entre 1991 e 1992. Pinheiro discutiu com os membros e convidados os principais pontos da proposta de reforma política em tramitação no Congresso Nacional.  Leia mais

    fotos
    áudio
    pronunciamento
     
     
    12ª reunião
    12ª reunião (2013)

    O consultor legislativo Paulo César Ribeiro Lima fez apresentação sobre Minerais Estratégicos e Terras-Raras no contexto do Novo Marco Legal da Mineração.

    apresentação

     
     
     
     
    Cedes discute energia nuclear na 11ª reunião (2013)

    11ª reunião do CedesO Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados recebeu, em sua 11ª reunião, o professor doutor Otavio Mielnik, autor do estudo "O Futuro Energético e a Geração Nuclear", editado pela Fundação Getúlio Vargas, e o assessor da Presidência da Eletronuclear, Leonam Guimarães. Leia mais

    apresentação de Otávio Mielnik
    fotos
     
     
    Cedes discute Marco Civil e Governança Global na Internet (2013)

    Marco Civil InternetNa 10ª reunião do Cedes, o Vice-Presidente da Agência Nacional de Telecomunicações, Jarbas José Valente, fez apresentação acerca da proposta de Marco Civil da Internet. Na mesma ocasião, o Ministro do Itamaraty Rômulo Neves discorreu sobre Governança Global na Internet.

     áudio
    apresentação de Jarbas Valente
    fotos
     
     
    Diretora-Geral da ANP na 9ª reunião do Cedes (2013)
    Magda Chambriard, Diretora-Geral da ANP

    Magda Chambriard, Diretora-Geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), fez apresentação ao Cedes acerca das rodadas de licitação do Pré-Sal e de Gás que serão realizadas no segundo semestre de 2013.

    áudio
    apresentação
    fotos
     
     
    8ª reunião de trabalho (2013)8ª reunião do CEDES

    O pesquisador Luiz Fernando Scheibe, doutor em Ciências pela USP, fez apresentação aos membros do Centro de Estudos sobre os impactos ambientais que a produção de gás de xisto pode acarretar, principalmente na qualidade da água subterrânea e de mananciais superficiais no Brasil. Saiba mais

    áudio

    apresentação
    documentos reunião
    fotos
     
     
    7ª reunião do Cedes (2013)

    Em sua 7ª reunião de trabalho, o Centro de Estudos ouviu os consultores legislativos Roseli Senna Ganem e Gustavo Roberto Corrêa, que fizeram apresentações sobre o tema "Debates sobre a Seca: sistematização dos resultados sobre prevenção, preparação e endividamento".

    áudio
    apresentações
    vídeo
     
    Seminário Minerais Estratégicos e Terras-Raras (21/5/2013)

    O Centro de Estudos e Debates Estratégicos realizou, no dia 21 de maio de 2013, o seminário "Minerais Estratégicos e Terras-Raras", que contou com a participação de especialistas do Executivo Federal, Câmara dos Deputados e iniciativa privada. Leia mais

    apresentações
    apresentações
    fotos
    áudio (manhã)
    áudio (tarde)
     
     
    Pesquisador do INPE
    Previsão climática na Região Nordeste em debate (2013)

    O Centro de Estudos e Debates Estratégicos promoveu, em sua 5ª reunião de trabalho, debate com o pesquisador do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) Caio Augusto dos Santos Coelho. A reunião fez parte dos preparativos para a Comissão Geral sobre a temática da Seca, que será realizada em 8 de maio no Plenário Ulysses Guimarães. Leia mais

    apresentação
    fotos
     
     
    Embrapa e Banco do Nordeste na 4ª reunião do Cedes (2013)
    4ª Reunião do CEDES

     Stélio Gama Lyra, Diretor de Desenvolvimento do Banco do Nordeste do Brasil, e Gabriel Bartholo, Gerente da Embrapa Café, fizeram apresentações aos membros do Centro sobre a atuação de suas instituições no Nordeste Brasileiro, particularmente nas regiões atingidas pela seca. A reunião serviu de  preparação para a Comissão Geral sobre a Seca, que aconteceu no Plenário da Câmara, no dia 8 de maio de 2013. Leia mais

    áudio
    fotos
     
     
    3ª reunião do CEDES
    Deputados debatem soluções para a seca no Nordeste (2013)

    Aconteceu na última quarta-feira, dia 17, reunião do Centro de Estudos e Debates Estratégicos para debater os problemas sociais e econômicos que a seca tem gerado. A atual estiagem de até três anos em algumas regiões já é considerada uma das mais graves dos últimos 50 anos. Leia mais

    fotos
    áudio
     
    Cerimônia de posse (10/4/2013)
    Posse Inocêncio Oliveira

    No dia 10 de abril de 2013, em cerimônia realizada no Gabinete da Presidência da Câmara dos Deputados, o Deputado Inocêncio Oliveira tomou posse como Presidente do Centro de Estudos e Debates Estratégicos. Na ocasião, o Presidente da Câmara, Deputado Henrique Eduardo Alves, sugeriu a realização, com o suporte do Cedes, de um debate entre FHC e Lula e, ainda, uma Comissão Geral para discutir a seca no Nordeste. Leia mais

    fotos
    vídeo
     
     
    Presidente da Embrapa na 2ª reunião do CEDES (2013)Presidente da Embrapa

    Na 2ª reunião do Centro de Estudos e Debates Estratégicos, Maurício Antônio Lopes, presidente da Embrapa, fez apresentação aos membros do Centro de Estudos sobre o tema Agropensa: inteligência estratégica para a Agropecuária BrasileiraLeia mais

    áudio
    apresentação
    fotos
     
     
    1ª Reunião do Cedes (2013)
    1ª reunião do CEDES

     O recém-criado Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados recebeu, em sua 1ª reunião, o consultor legislativo Paulo Sena, que fez apresentação aos membros do Cedes sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica - Fundeb.

    áudio
    apresentação
    fotos
     
     
    Criação do Cedes (26/3/2013)
    Plenário da CD

    A Câmara dos Deputados, por meio da Resolução 26 de 26 de março de 2013, extinguiu o Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica e criou o Centro de Estudos e Debates Estratégicos (CEDES) da Câmara dos Deputados. De acordo com a proposta, o novo Centro de Estudos absorverá o acervo, os trabalhos e as atribuições do Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica. Leia mais

    Íntegra da Resolução 26/13

     
     
    Reforma Tributária é tema da 3ª reunião (2013)
    Foto por Gustavo Lima/CD

    O Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica discutiu a reforma tributária em sua 3ª reunião de trabalho. O Consultor Legislativo Adriano Nóbrega, especialista em Direito Tributário, falou aos membros do Conselho de Altos Estudos sobre as tentativas de realizar a reforma e suas dificuldades. Leia mais

    fotos

    áudio
     
     
     CAEAT discute reforma política em sua 2ª reunião (2013)
    2ª reunião

    O presidente do Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica da Câmara, Deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE), defendeu, na 2ª reunião de trabalho do CAEAT, a aprovação de regras mais fáceis para viabilizar os projetos de iniciativa popular, um dos pontos da reforma política, prevista para ser votada pelo Plenário da Câmara nos dias 9 e 10 de abril. "É importante abaixar o número de assinaturas populares para a apresentação de projetos de iniciativas populares para cada vez mais a Casa se aproximar da sociedade, e a sociedade participar diretamente dos trabalhos do Poder Legislativo", disse Inocêncio durante debate do consultor legislativo da Câmara na área de política Márcio Rabat. Leia mais

    áudio
    Notas Taquigráficas
     
    1ª Reunião do CAEAT em 2013 (2013)
    Foto por Luis Macedo - CD

    A 1º Reunião do Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica em 2013 discutiu a reorganização do CAEAT proposta no Projeto de Resolução 169/2013 e trouxe informações de consultores legislativos sobre o andamento dos três estudos em desenvolvimento. O Deputado Inocêncio Oliveira, designado para a Presidência do Conselho pelo Presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, destacou que as mudanças propostas no Projeto de Resolução visam fortalecer a atuação do Conselho (que poderá ser renomeado para Centro de Estudos e Debates Estratégicos), que passaria a ter um maior alcance no debate de políticas públicas que ofereçam soluções para os grandes problemas nacionais. O consultor legislativo Paulo César Ribeiro Lima entregou um estudo diagnóstico da temática "Minerais Estratégicos e Terras Raras", que será analisado pelos deputados do Conselho para elaboração de um relatório e de proposições legisltativas que possam dar resposta aos problemas e oportunidades concernentes a essa questão.

    Estudo preliminar sobre Minerais Estratégicos e Terras Raras
    áudio
    Notas Taquigráficas
     
    Destaques de 2012 
     
    Planos de Recursos Hídricos na 13ª reunião do Conselho (2012)

    José Luiz G. ZobyJosé Luiz Gomes Zoby, Gerente de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas, discorreu sobre o tema "Planos de Recursos Hídricos" na 13ª reunão de trabalho do CAEAT. A exposição servirá de subsídio para o estudo Uso Múltiplo das Águas, relatado no Conselho pelo Deputado Félix Mendonça Júnior.

    apresentação

     

     
     
     
    12ª reunião de trabalho (2012)

    O Consultor Legislativo Paulo César Ribeiro Lima fez exposição aos membros do Conselho de Altos Estudos sobre o tema "Os estratégicos Recursos Mínero-Energéticos".  Entre os tópicos abordados, Lima discorreu sobre a redistribuição dos royalties do petróleo, a exploração das jazidas do Pré-Sal e ainda sobre a polêmica questão da mineração em terras indígenas.

    apresentação 
     
     
     
    Cobrança pelo uso da água em pauta na 11ª reunião do CAEAT (2012)
    Giordano Bruno Carvalho

    O Conselho de Altos Estudos recebeu Giordano Bruno Bomtempo de Carvalho, Especialista em Recursos Hídricos e Gerente de Cobrança pelo Uso da Água da Agência Nacional de Águas - ANA, que discorreu sobre os instrumentos da política nacional de recursos hídricos e a cobrança pelo uso da água.

    apresentação

    fotos
     
     
     
    Antônio Félix Domingues na 10ª reunião do Conselho (2012)

    Antônio Félix DominguesO Conselho de Altos Estudos recebeu em sua 10ª reunião Antônio Félix Domingues, Chefe da Assessoria Parlamentar e da Assessoria de Comunicação Social da Agência Nacional de Águas - ANA. O convidado fez apresentação acerca dos instrumentos da política nacional de recursos hídricos.


     
     
     
     
    9ª Reunião de Trabalho do CAEAT (2012)

    Paulo César Ribeiro LimaO consultor Paulo César Ribeiro Lima, especialista da área de Recursos Minerais, Hídricos e Energéticos da Consultoria Legislativa, fez apresentação aos membros do Conselho de Altos Estudos sobre minerais estratégicos e cadeias produtivas na China.

    apresentação
     
     
     
     
    8ª Reunião de Trabalho do CAEAT (2012)
    Lígia Bahia

    O Conselho de Altos Estudos ouviu, em sua 8ª reunião, a pesquisadora Lígia Bahia, vice-presidente da ABRASCO e professora de economia da saúde no Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IESC/UFRJ); Carlos Silva, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, e Newton Pereira Júnior, professor da Unicamp. Leia mais

     

     
     
     
     
    Microdestilarias de álcool em debate na 7ª reunião do Conselho (2012)
    7ª reunião do Caeat em 2012

    Foi realizada reunião de trabalho do Conselho de Altos Estudos no dia 27 de junho de 2012, em que os membros do CAEAT e convidados ouviram o pesquisador Juarez de Sousa e Silva, que abordou a questão da produção local e do uso do álcool como combustível no meio rural.

     

     
     
     
     
    Lançamento do 10º Caderno de Altos Estudos (13/6/2012)

    capa energias renováveisO Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica lançou, no dia 13 de junho de 2012, o 10º Caderno de Altos Estudos, intitulado "Energias Renováveis - Riqueza Sustentável ao Alcance da Sociedade". A publicação é resultado de estudo do CAEAT relatado pelo Deputado Pedro Uczai e coordenado pelo consultor legislativo Wagner Marques Tavares.

    publicação

     
     
    Seminário "As Patentes e o Futuro da Indústria Nacional de Fármacos"  (29/5/2012)
    Banner

    Dando sequência a quatro seminários realizados em 2011 sobre patentes e inovação, o Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica da Câmara dos Deputados realizou no dia 29 de maio o seminário "As Patentes e o Futuro da Indústria Nacional de Fármacos",  sob coordenação do Dep. Newton Lima, com o objetivo de discutir o tema. O evento contou com a presença de Zich Moysés Júnior, Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde; do diplomata Keneth Nóbrega, Chefe da Divisão de Propriedade Intelectual do Ministério das Relações Exteriores; de Reinaldo Guimarães, diretor de Propriedade Intelectual da Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e Suas Especialidades (Abifina); da professora Eloísa Machado de Almeida, da Fundação Getúlio Vargas (FGV); do desembargador André Fontes, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (RJ/ES); de Dirceu Barbano, Diretor-Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); de Newton Silveira, professor da Universidade de São Paulo (USP); do advogado Pedro Marcos Barbosa, professor da PUC do Rio de Janeiro e de Marcela Vieira, integrante do Grupo de Trabalho em Propriedade Intelectual da Rede Brasileira pela Integração dos Povos. Os resultados reunidos neste estudo serão posteriormente incorporados em nova publicação do Conselho sobre a matéria.

    apresentações

    áudio

    fotos 

    Lançamento do 9º Caderno de Altos Estudos (9/5/2012)
    Assistência Tecnológica

    No dia 9 de maio de 2012 foi lançado o IX Caderno de Altos Estudos, Assistência Tecnológica às Micro e Pequenas Empresas , que é resultado do estudo relatado pelo Deputado Ariosto Holanda no Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica. O estudo teve a coordenação do consultor legislativo Bernardo Felipe Estelitta Lins.

    publicação

     
     
     
     
    Antenor Silva na 5ª reunião do Conselho (2012)
    Dep. Teresa Surita

    Por iniciativa da Deputada Teresa Surita, o engenheiro Antenor Silva, CEO da Mbac Fertilizer Co., esteve no Conselho de Altos Estudos debatendo a exploração de terras raras no Brasil, particularmente nas cidades de Araxá e Catalão. Silva apresentou ao membros do CAEAT os planos de investimento da Mbac no País e discutiu a dificuldade para captação de recursos em projetos de exploração mineral.

    áudio

     

     
     
    4ª reunião de 2012
    4ª reunião do CAEAT (2012)

    A geóloga Lucy Takehara Chemale, coordenadora do Programa Terras Raras do Brasil, do Serviço Geológico do Brasil - CPRM, fez apresentação aos membros do Conselho acerca do tema. A iniciativa foi da Deputada Teresa Surita, que relata o estudo sobre terras raras no CAEAT.

    apresentação 

     
     
    Augusto BrasilMobilidade urbana na 3ª reunião do CAEAT (21/3/2012)

    O Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica realizou, no dia 21 de março, sua terceira reunião de trabalho do ano de 2012. O palestrante convidado foi o Prof. Dr. Augusto César de Mendonça Brasil, Coordenador Acadêmico da Faculdade de Engenharia da Universidade de Brasília - UnB Gama, que apresentou ao Conselho o tema "Soluções de Mobilidade Sustentável". Leia mais

    apresentação 

     

     
    2ª reunião do CAEAT (7/3/2012)
    2ª reunião

    O Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica realizou sua segunda reunião de trabalho, na quarta-feira, 7 de março. Por iniciativa do Deputado Pedro Uczai, especialistas portugueses em energia fotovoltaica fizeram apresentação aos membros acerca de suas experiências na Lógica E.M., empresa municipal de energia solar da cidade de Moura. Leia mais

     
     
     
    1ª reunião do Conselho em 2012 (15/2/2012)
    1ª reunião de 2012

    Foi realizada no dia 15 de fevereiro a primeira reunião do Conselho no ano. Na ocasião, os relatores dos três estudos em fase de conclusão falaram sobre o andamento dos trabalhos. Foi aprovado também um novo tema a ser tratado pelo CAEAT: Minerais Estratégicos e Terras-Raras, cuja relatoria caberá à Dep. Teresa Surita.

     

     
     
    Foto do Plenário
    Reinício dos trabalhos em 2012 (2012)

    O Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica inicia o ano 2012 com quatro estudos em andamento, três deles em fase de conclusão. Em fase de revisão final, o Caderno de Altos Estudos sobre Assistência Tecnológica às Micro e Pequenas Empresas, cujo relator é Dep. Ariosto Holanda, deverá ser lançado no início do segundo bimestre. O estudo sobre Fontes Renováveis de Energia, relatado pelo Dep. Pedro Uczai, está em fase de consolidação dos artigos produzidos e a publicação deverá ser lançada ainda no primeiro semestre. Ademais, no dia 7 de março especialistas portugueses virão à Câmara dos Deputados discutir o tema no âmbito do CAEAT. O Caderno sobre o tema Propriedade Intelectual, Inovação e Patentes, que contará com contribuições dos participantes dos cinco seminários realizados em 2011, deverá ser lançado no início do segundo semestre de 2012. O Centro Geral de Estudos Estratégicos - CGEE, demonstrou interesse em firmar parceria com o Conselho para o desenvolvimento do tema. O trabalho é relatado pelo Dep. Newton Lima. Há também proposta de estudo sobre Terras-Raras, sugerido pela Dep. Teresa Surita, que tenciona estabelecer um novo marco legal para a exploração de terras-raras no Brasil. A primeira reunião do Conselho no ano deverá acontecer em meados de fevereiro.

     

     
    Destaques de 2011
     
     
     
    13ª reunião do Caeat (2011)
    Mesa da 13ª reunião

    O engenheiro Richard M. Stephan fez apresentação aos membros do Conselho de Altos Estudos sobre o projeto Maglev-Cobra, o trem de levitação magnética desenvovido pelo Laboratório de Aplicações de Supercondutores da COPPE/UFRJ. Stephan fez demonstração aos presentes sobre o funcionamento da levitação com supercondutores e nitrogênio líquido.

    apresentação 

     

     
    12ª reunião do Caeat (2011)
    Sefot - CD

    O Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica recebeu em sua 12ª reunião o pesquisador e especialista Leonam dos Santos Guimarães , que fez palestra sobre minerais estratégicos e terras raras.

    apresentação 

     

     
     
     
    Mesa IV do Ciclo de Debates sobre Legislação de Patentes (7/11/2011)
    Mesa 4 do Ciclo de Debates

    Foi realizada ontem, no auditório 1 da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Largo do São Francisco, 95), a quarta mesa do Ciclo de Debates " A Legislação de Patentes e o Futuro da Inovação Tecnológica no Brasil ". Discutiram o tema, "O Olhar sobre a Legislação de Patentes", Calixto Salomão Filho , Professor de Direito da USP, Elizabeth Kaznar Sekete , Professora da FGV, Jaime César de Moura Oliveira , Diretor da ANVISA, Luiz Eugênio Melo , Presidente do Instituto Tecnológico da Vale e Reginaldo Arcuri , Presidente Executivo da Farmabrasil.

     
     
    Ciclo de Debates sobre Legislação de Patentes - Mesa III (27/10/2011)

    Dep. Newton Lima no INPINo dia 27 de outubro, foi realizada, no novo auditório do INPI, no Rio de Janeiro, a terceira mesa do Ciclo de Debates sobre a Legislação de Patentes e o Futuro da Inovação Tecnológica no Brasil. Debateram o tema " O Olhar Institucional " Glaucius Oliva , Presidente do CNPq; Ada Cristina Gonçalves , Secretária técnica da Finep; Jorge de Paula Costa Ávila , Presidente do INPI; Jorge Guimarães , Presidente da CAPES; Elza Fernandes de Araújo , Assessora de Inovação da FAPEMIG e Filipe Teixeira , Chefe da Assessoria de Inovação Tecnológica da EMBRAPA. O último debate do ciclo será em São Paulo no dia 7 de novembro, no auditório 1 da Faculdade de Direito da USP.

     

     
    Ciclo de Debates sobre Legislação de Patentes - Mesa II (17/10/2011)

    Mesa 2A segunda mesa do Ciclo de Debates sobre a Legislação de Patentes e o Futuro da Inovação Tecnológica no Brasil foi realizada no auditório da Unicamp, em 17 de outubro. Participaram do encontro os pesquisadores Rogério César Cerqueira Leite , professor da Unicamp; Maria Aparecida de Souza , Diretora de Propriedade Intelectual da Agência de Inovação da USP; Pedro de Carvalho , gerente de Transferência de Tecnologia da Agência de Inovação da Unicamp; Carlos Henrique de Brito Cruz , Diretor Científico da FAPESP; Ado Jório de Vasconcelos , Diretor da Coordenadoria de Transferência Inovação Tecnológica da UFMG e João Fernando Gomes de Oliveira , Presidente do IPT. O próximo encontro acontecerá no Rio de Janeiro, em 25 de outubro, no auditório do INPI. O seminário é gratuito e aberto a todos os interessados.

     
     
    Ciclo de Debates sobre Legislação de Patentes - Mesa I (5/10/2011)E/D: Dep. Newton Lima, Dep. Inocêncio Oliveira, Armando Ennes do Valle (Whirlpool) e Eduardo Copetti (Semeato)

    O Conselho de Altos Estudos realizou, na tarde desta quarta-feira, 05/10, a 1ª Mesa do Ciclo de Debates sobre A Legislação de Patentes e o Futuro da Inovação Tecnológica no Brasil. Estiveram presentes Armando Ennes do Valle (Whirlpool), Naldo Medeiros Dantas (ANPEI), Guilherme Estrella (Petrobras), Eduardo Copetti (Semeato) e Paulo Mol Júnior (CNI). A moderação foi do Dep. Newton Lima, relator do estudo sobre patentes no CAEAT. O ciclo de debates continuará nos dias 17 de outubro, em Campinas, 27 de outubro, no Rio de Janeiro, e termina em 07 de novembro, na cidade de São Paulo.

    áudio

     
     
    11ª reunião do Caeat (21/9/2011)

    Foi realizada, em 21 de setembro, a 11ª reunião de trabalho do Conselho de Altos Estudos. Foram discutidos os desdobramentos dos seminários realizados em agosto e setembro e os preparativos para o segundo seminário sobre patentes, a ser realizado em 5 de outubro. Houve também apresentação do Almirante de Esquadra José Alberto Accioly Fragelli sobre o submarino brasileiro com propulsão nuclear.

     

     
    Mesa de aberturaSeminário Internacional sobre Fontes Renováveis de Energia (14/9/2011)

    O Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica promoveu, no dia 14 de setembro de 2011, o seminário internacional Fontes Renováveis de Energia . Na busca de aprimorar o debate sobre o tema, o evento contou com a presença de especialistas internacionais em política energética e fontes renováveis de energia, além de parlamentares comprometidos com o tema.

     

     

     
    Exposição de um carro elétrico (2011)
    Foto carro elétrico

    Como parte do seminário internacional sobre Fontes Renováveis de Energia, o Conselho de Altos Estudos, em parceria com o Clube do Carro Elétrico, promoveu a exposição de um carro elétrico em frente ao Anexo II da Câmara dos Deputados. Além do carro, vários expositores demonstraram seus projetos de utilização de energias renováveis durante o seminário Fontes Renováveis de Energia.

     

     
     
    Seminário sobre Inovação Tecnológica (17/8/2011)
    Seminário Inovação

    O Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica e a Comissão de Ciência e Tecnologia realizaram, no dia 17 de agosto de 2011, o seminário "Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual". O evento foi uma iniciativa do Dep. Newton Lima, relator do tema no Caeat, e contou com diversos especialistas no assunto.

     

     
     
    Seminário Extensão Tecnológica no Brasil (16/8/2011)
    Seminário Extensão

    No dia 16 de agosto de 2011 foi realizado o seminário "Extensão Tecnológica no Brasil", organizado pelo Conselho de Altos Estudos, pela Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática e pela Comissão Especial do PNE. Houve também a exposição de um Centro Vocacional Tecnológico (CVT) em frente ao Anexo II da Câmara dos Deputados.

     

     
    8ª reunião do CAEAT (10/8/2011)

    8ª reuniãoO Caeat realizou no dia 10 de agosto sua 8ª reunião de trabalho no ano. Na ocasião o secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luiz Antonio Rodrigues Elias, fez apresentação aos membros do CAEAT sobre Sistema de C,T&I e Propriedade Industrial.

    apresentação 

      
     
    7ª reunião do CAEAT (29/6/2011)
    4ª reunião do CAEAT

    Em 29 de junho, foi realizada a sétima reunião de trabalho do Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica. No encontro, o Deputado Ariosto Holanda falou sobre o seminário Extensão Tecnológica e Capacitação de Empresas, a ser realizado em 16 de agosto. O Deputado Pedro Uczai detalhou a formatação do seminário internacional Fontes Renováveis de Energia, que ocorrerá em 14 de setembro. Foi aprovado também requerimento do Deputado Pastor Marco Feliciano para estudo dos problemas do setor aeroviário brasileiro. 

     

     
    Lançamento do VIII Caderno de Altos Estudos (8/6/2011)

    Foto de Brizza Cavalcante (Sefot-CD)No dia 8 de junho foi lançada a publicação Setor Mineral: Rumo a um Novo Marco Legal, que é resultado do estudo relatado pelo Deputado Jaime Martins no Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica. O evento ocorreu no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.

    Leia mais

    publicação

     

     
    Diretor-Geral da Antaq na 6ª reunião do CAEAT (2011)

    Fernando Fialho, Diretor-Geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários - Antaq Na 6ª reunião de trabalho do CAEAT, Fernando Fialho, Diretor-Geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), fez exposição sobre Logística Portuária e Transporte Intermodal, a convite do Dep. Luciano Moreira, relator do tema no Conselho de Altos Estudos.  Leia mais

     

     apresentação 

    áudio

     
     
    CAEAT discute energias renováveis em sua 5ª reunião (11/5/2011)
    Itaipu

    Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica reuniu-se às 14 horas desta quarta, 11 de maio, para discutir a evolução do cenário das energias renováveis e a necessidade de ampliação da geração complementar ao parque hídrico brasileiro, especialmente a partir de fontes alternativas de energia. A reunião, muito concorrida, contou com a presença dos pesquisadores da UFRJ Nivalde de Castro e Guilherme Dantas. 

    Leia mais

    áudio

    apresentação 

     
     
    4ª Reunião do CAEAT (2011)
    4ª reunião do CAEAT

    Na 4ª reunião do Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica, os Deputados Pedro Uczai e Luciano Moreira detalharam, respectivamente, as diretrizes adotadas para a condução dos estudos sobre o Marco Legal para Energias Renováveis e sobre Logística Portuária e Transporte Intermodal. O Conselho também decidiu que o próximo estudo abordará a questão do etanol e será relatado pelo Deputado Arnaldo Jardim. Leia mais

     

     
     
    3ª Reunião de trabalho (6/4/2011)

    3ª Reunião de TrabalhoO Conselho de Altos Estudos realizou sua 3ª reunião de trabalho, no dia 6 de abril de 2011, quando foram discutidos os estudos em andamento. O encontro foi Presidido pelo Dep. Newton Lima, foram abordados o andamento do trabalho sobre o setor mineral brasileiro e os preparativos para os estudos sobre Logística Portuária e Marco Legal para as Energias Renováveis.  Leia mais

     

     
    2ª Reunião do Conselho em 2011 (16/3/2011)
    2ª Reunião do CAEAT em 2011

    O Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica realizou, em 16 de março, na sala de reuniões da Mesa, a segunda reunião de trabalho na 54ª Legislatura, presidida pelo Dep. Inocêncio Oliveira. Foram discutidos temas como Energia Nuclear, Inovação, Propriedade Intelectual e Patentes, Manejo de Resíduos Sólidos e Logística dos Portos Brasileiros. Leia mais

     

     
     
    Conselho de Altos Estudos reabre trabalhos (2/3/2011)

    1ª reunião de 2011O Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica realizou na tarde de hoje, 2 de março de 2011, na sala de reuniões da Secretaria Geral da Mesa, a sua primeira reunião de trabalho na 54ª Legislatura da Câmara dos Deputados. A reunião foi presidida pelo deputado Inocêncio Oliveira – reconduzido ao cargo pela quarta vez – que reencontrou antigos participantes, recebeu novos membros e acolheu a visita de parlamentares interessados em participar do colegiado, ainda dependentes de indicação de suas respectivas lideranças. Leia mais

     

     
    Nova Legislatura (2011)
    54ª Legislatura

    O Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica (Caeat) inicia a 54ª Legislatura dando continuidade a dois estudos pautados em 2010. O estudo sobre o  aperfeiçoamento do marco regulatório do setor mineral foi proposto pelo Deputado Jaime Martins, ainda no 1º semestre de 2010, com o objetivo de discutir e propor regras para a exploração do setor de mineração no País. Já o estudo apresentado pelo Deputado Ariosto Holanda direciona um olhar para as micro e pequenas empresas, com a ideia de ampliar incentivos financeiros, técnicos e informacionais de modo a atrair a participação formal de novos empreendedores e estimular a economia do País. A agenda de atividades do colegiado também prevê, para o 2º semestre de 2011, a realização de uma grande exposição sobre o programa espacial brasileiro, fruto do estudo sobre a política espacial brasileira, relatado pelo ex-Deputado Rodrigo Rollemberg. A qualidade da discussão que emerge do Conselho é reflexo da vitalidade e do esforço do Colegiado em pautar temáticas vitais para a melhoria da sociedade brasileira. O Conselho aguarda a indicação dos novos membros pelas lideranças partidárias.

     

     

     
    Programa Espacial Brasileiro
     Programa Espacial Brasileiro (15/7 a 15/9/2011)

    O Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica (Caeat) realizará, de 15 de julho a 15 de setembro de 2011, exposição sobre o Programa Espacial Brasileiro, no Salão Negro e na Chapelaria do Congresso Nacional, além de áreas externas. O evento é um desdobramento de estudo realizado pelo Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica, em 2010, sobre a Política Espacial Brasileira, cujos resultados, que incluem duas propostas legislativas, foram consolidados em publicação de mesmo nome, lançada no dia 30 de novembro, na Câmara dos Deputados.

     
     
    Seminário Setor Mineral: Rumo a um Novo Marco Legal (2/11/2011)
    Dep. Jaime Martins (PR-MG)

     O Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica (CAEAT) realizou, no dia 2 de dezembro de 2011, no Auditório da TV Câmara, o seminário Setor Mineral: Rumo a um novo marco legal, em que foram discutidos aspectos constitucionais, tributários e econômicos da concessão mineral, além de possíveis alterações no atual Código de Mineração. Os resultados do estudo e do seminário serão consolidados numa publicação e em propostas legislativas. Todas as informações sobre o evento, incluindo áudio, vídeo, notas taquigráficas, apresentações, fotos, programação e sinopse estão disponíveis aqui.

     

     

    Destaques de 2010
     
     
    Política Espacial Brasileira (30/11/2010)
    foto dos livros

     Dia 30 de novembro de 2010 foi lançado o VII volume da série Cadernos de Altos Estudos, intitulado " A Política Espacial Brasileira ", que reúne uma síntese das contribuições apresentadas no âmbito do estudo promovido pelo Conselho de Altos Estudos. 

     
    publicação parte I
    publicação parte II
     
     
    10ª Reunião do Conselho de Altos Estudos (09/6/2010)

     O Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica realizou, no dia 09 de junho, a 10ª reunião, que contou com a presença da Diretora da Agência Nacional do Petróleo, Magda Maria Chambriard, para falar sobre o papel da ANP na exploração do Pré-Sal. A ANP vem realizando importantes pesquisas em áreas não concedidas, na província petrolífera do Pré-sal. As mais recentes descobertas são o prospecto de Franco, com volumes recuperáveis em áreas da União da ordem de 4,5 bilhões de barris de petróleo e, segundo informações da imprensa, a ANP já teria dado início à perfuração de um segundo poço em área da União,  no prospecto chamado Libra.

    apresentação 

     

    Programa Espacial Brasileiro (22/3/2010)

    Politica Espacial Chat

     O Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica e a equipe do e-democracia promoveram um bate-papo sobre o Programa Espacial Brasileiro no dia 22 de março de 2010. O bate-papo virtual teve a participação do Deputado Rodrigo Rollemberg, relator de estudo e membro do Conselho.  

     

     

     

    Abertura formal dos trabalhos do Conselho (3/3/2010)

    Samuel Pinheiro

     O Conselho recebeu, dia 3 de março, o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Samuel Pinheiro Guimarães, na abertura formal dos trabalhos, em 2010. O ministro fez  exposição sobre as políticas energética e espacial do Brasil. Segundo ele, estas áreas, além de estratégicas, estimulam os avanços tecnológicos que se estendem por diversos campos, como o da agricultura, educação, saúde, comunicação e defesa. 

     

    Ações do documento