Dia do Bibliotecário

Anualmente, a Biblioteca da Câmara dos Deputados comemora o Dia do Bibliotecário, em 12 de março. A data é celebrada com eventos institucionais e abertos ao público de bibliotecários e profissionais da Ciência da Informação.

A programação inclui seminários, debates, mesas redondas, oficinas, palestras entre outros. Os eventos são feitos em parceria com a Biblioteca do Senado e diversas bibliotecas de instituições públicas e privadas do Distrito Federal.

Neste ano de 2021, a Biblioteca da Câmara dos Deputados, a Biblioteca do Senado Federal, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e o Conselho Regional de Biblioteconomia – 1ª Região têm a honra de convidá-los para participar do Seminário "Biblioteconomia para todas as pessoas: um diálogo entre biblioteconomia, educação e cultura em prol da inclusão social”, a ser realizado no dia 11 março, às 17h e transmitido ao vivo pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube. O evento dará início à programação do mês do Bibliotecário 2021.

Trata-se de uma oportunidade da Biblioteconomia discutir o seu papel relacionado à inclusão e a transformação social, em um período em que o Brasil e o mundo sofrem as consequências socioeconômicas da pandemia causada pelo novo coronavírus.

Na ocasião iremos contar com a presença das ilustres palestrantes: Maria Angélica Fuentes, Presidente do Comitê Permanente da Seção Para a América Latina e Caribe, da Federação Internacional de Associações de Bibliotecários e de Bibliotecas (IFLA LAC); a Professora Dra. Maria Aparecida Moura, da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG); e da escritora, atriz e dramaturga Cristiane Sobral.

 

 

 

Eventos anteriores:

2019 - Bibliotecas: Diálogos para mudança

2018 - Transformando Bibliotecas, transformando sociedades