Transformando Bibliotecas, transformando sociedades

As Bibliotecas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal realizaram o Seminário Transformando Bibliotecas, Transformando Sociedades, que ocorreu no Auditório Nereu Ramos, no dia 12 de março, das 14h às 18h.

Dia do Bibliotecário 2018O evento discutiu os desafios da Biblioteconomia contemporânea a partir da discussão de políticas públicas voltadas para livro, leitura e bibliotecas, contando com a participação de diversos órgãos e entidades do Distrito Federal e de âmbito federal.

O evento deu continuidade ao debate iniciado em março de 2017 por ocasião do Seminário “Bibliotecas Hoje: Como? Para quê? Para Quem?”, também organizado pelas Bibliotecas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, que buscou investigar o futuro da atuação profissional dos bibliotecários frente às questões impostas pelas agendas sociais emergentes.

O Seminário abriu o evento da Semana do Bibliotecário 2018, organizada pela Associação de Bibliotecários e Profissionais da Ciência da Informação do Distrito Federal (ABDF) em parceria com diversas bibliotecas da capital. Entre os dias 13 e 16 de março, a programação trouxe workshops e palestras relacionados a bibliotecas e ao exercício profissional nesses espaços. Outra iniciativa da Semana foi o projeto “Biblioteca de Portas Abertas”, no qual as bibliotecas de Brasília abriram suas portas para visitas guiadas. Finalmente, no dia 17 de março, das 11h às 16h, ocorreu o Bibliofest 2018, evento realizado no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), com a proposta de celebrar junto à comunidade as bibliotecas e o acesso à leitura, a partir de atividades diversas como contação de histórias, oficinas, bate-papo com autores e musicalização. Toda a programação da Semana do Bibliotecário foi gratuita e aberta à comunidade. 

Local de abertura: Auditório Nereu Ramos

Data: 12/03/2018

Programação:

14h      Mesa de abertura

14h30  Entrega do Medalha Rubens Borba de Moraes

14h45  Menções honrosas

15h      Reativação do Grupo de Profissionais em Informação e Documentação Jurídica do Distrito Federal (GIDJ/DF)

15h15  Mesa Redonda – Políticas públicas para livro, leitura e bibliotecas - Guilherme Relvas (Departamento de Livro,  Leitura, Literatura e Bibliotecas Públicas), Elisa  Campos Machado (UNIRIO) e Ricardo Queirós (Prefeitura de Bernardo do Campo)

16h15  Bel Santos Mayer - Compartilhamentos literários histórias de livros, pessoas e bibliotecas

17h      Perguntas

17h30  COQUETEL