Início / Orçamento da União / Esta página

Fiscalize o Orçamento

Há três formas de fiscalizar a execução da Lei Orçamentária Anual (LOA).

Em Execução Orçamentária, é possível pesquisar recursos públicos da União liberados para todo o país. Pode-se saber quanto, quando e para onde a verba foi destinada. Execução orçamentária da União ou de emendas (de parlamentares, de bancadas, de comissões e também de relator).

Em Transferências, o cidadão pode consultar o repasse de recursos da União para os estados federados, municípios e o Distrito Federal. Estão disponíveis as informações sobre as transferências constitucionais obrigatórias e as voluntárias, que são decorrentes de celebração de convênios e acordos. A pesquisa pode ser feita selecionando o ano desejado da LOA, o mês e o ente federado. Outra forma de consultar é utilizando o campo “Por programação”, onde se escolhe a área temática e o projeto/atividade de interesse. O resultado mostra qual localidade já recebeu recurso, o valor e a data da liberação. Além disso, em Transferências, é possível pesquisar a liberação de verba orçamentária para as entidades privadas.

Em Convênios, pode-se consultar a execução orçamentária das despesas realizadas por convênios da União com Municípios ou Estados a partir do enfoque do autor da emenda ou da localidade favorecida. Há também a possibilidade de obter relação dos montantes totais conveniados por partido político, UF e órgão concedente.

A fonte dos três formatos de consulta é o Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) do governo federal.