Participação Popular

Programas da TV Câmara

31/07/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

31/07/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Economia em transformação

Para muitas pessoas, a informática e a internet trazem oportunidades para complementar a renda ou até mesmo deixar de lado o emprego tradicional e partir para o negócio próprio. Afinal, nunca foi tão fácil vender para o outro lado do mundo uma geleia feita em casa, artesanatos, instrumentos musicais exóticos ou mesmo circuitos eletrônicos feitos numa oficina de fundo de quintal. Produtos até pouco tempo vendidos em prateleiras, e até lojas inteiras, deixam de existir no “mundo real” e passam a ser negociados em sites como Mercado Livre, OLX e BomNegócio.com.

Assim como aconteceu com a música e as lojas de discos, esta transformação ameaça setores econômicos consolidados e muitas vezes protegidos por leis. Taxistas protestam em todo o mundo contra aplicativos como Uber e RideWith. Hotéis perdem consumidores para quartos e apartamentos particulares, alugados em sites como Booking.com e AirBnB, e querem que o Governo tome atitudes como regulamentar e cobrar impostos destes aluguéis.

Nesta semana, o programa Participação Popular promove o debate entre autoridades e cidadãos sobre a revolução que a tecnologia vem fazendo no mercado. Como a economia formal e os cofres públicos são afetados pelos negócios via internet? Estas iniciativas podem ser positivas em um momento de desemprego no país? Devem ser cobrados impostos e taxas para estes negócios? Pode e deve a Câmara alterar a legislação em vigor para acompanhar estas novas formas de comércio?

Os convidados do programa são o presidente do Instituto Brasileiro de Direito Digital, Frederico Meinber Ceroy; e o representante do Conselho Federal de Economia, Victor José Hohl.

O empreendedor em economia compartilhada, Wolf Menke, participa do programa via teleconferência. E o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), autor do PL-1584/2015 que dispõe sobre a prestação de serviço remunerado de transporte de passageiros por intermédio de aplicativo ou de qualquer serviço tecnológico, concede entrevista por telefone.

O empresário do setor de turismo Fábio Nahon, e o representante do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro, Fabro Steibel, participam do programa via link direto do Rio de Janeiro.

Apresentação - Fabricio Rocha

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Um programa de TV que reúne populares, políticos e especialistas que dão uma visão particular sobre o que movimenta os debates parlamentares. É o Participação Popular, onde erro médico, drogas, trânsito, questões trabalhistas, sexualidade, enfim, tudo pode ser discutido. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Programação de Janeiro 2024 | Segunda à sexta das 12 às 13h, ao vivo.

NOSSAS REDES