Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

31/12/2008 00h00

Câmara Aberta

A Câmara dos Deputados é um organismo dinâmico, complexo e com ritmo próprio

Incorporar:
A visualização e/ou o uso deste material está condicionada pelos Termos de Uso do Câmara Notícias.

O documentário mostra que a Câmara dos Deputados é um organismo dinâmico e complexo. A Casa mantém um ritmo próprio, independentemente do que se passa em plenário. Uma de suas características que se pretende destacar é exatamente essa: o plenário pode atrair a atenção da mídia e da sociedade, mas outras atividades, rotineiras ou eventuais, indicam nitidamente as várias facetas da sede do Poder Legislativo federal.

A presença constante de diferentes segmentos da sociedade, além de funcionários e servidores, distingue esse espaço, tanto no aspecto físico quanto institucional.

A Câmara recebe diariamente grande número de visitantes. Nos dias mais intensos, chega a transitar em suas dependências mais de 10 mil pessoas. Os grupos heterogêneos: grandes caravanas que vêm acompanhar a tramitação de projetos de seu interesse; pequenos grupos que participam de audiências públicas ou de sessão das comissões; cidadãos que querem conversar pessoalmente com o seu representante político.

São pessoas dos mais diversos tipos e procedências, de diferentes níveis sociais, com muita ou quase nenhuma informação – senhores engravatados, jovens descontraídos, mulheres elegantes, gente simples, representantes de minorias.

Como em qualquer grande ambiente, em paralelo à função principal - a representação política, a interação parlamentar-cidadão -, outras funções são necessárias para manter o organismo. Como a permanência dos visitantes às vezes se prolonga por todos os dias, na Câmara há restaurantes, cafezinhos, barbearia/cabeleireiro/manicure. Em suas proximidades, podem-se encontrar pontos de venda de gravatas e paletós.

Ficha Técnica

Direção e Roteiro: Glória Varela
Produção: Rita Andrade e Pedro Henrique Sassi
Imagens: Edson Cordeiro e Claudio Adriano
Assistentes: Ronaldo Belo, Roberto Bispo e Mauro Maranhão
Edição e Finalização: Joelson Maia
Videografismo: Leonardo Veloso
Trilha Sonora: Alberto Valério

Duração: 20 minutos