03/10/2008

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

03/10/2008

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Carta-Mãe

O documentário Carta-Mãe comenta a história constitucional brasileira, desde a Carta de 1824 até a atual, passando pelos diferentes governos, e recorre a exemplos de outros países, explicando os variados tipos de constituição presentes no mundo contemporâneo. Entre as curiosidades, explica de onde surgiu o termo "Carta Magna" e mostra que a doutrina religiosa ainda se confunde com a constituição em vários países.

Dentre os entrevistados, o então Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, que destaca os principais avanços trazidos pela Constituição nas diferentes áreas e explica por que o Partido dos Trabalhadores, apesar de ter assinado o texto, votou contrariamente à sua aprovação; o ex-Presidente José Sarney, que fala do orgulho de ter convocado a Assembléia Nacional Constituinte e comenta, do seu ponto de vista, o que poderia ter sido diferente; ex-deputados constituintes, que contam curiosidades dos bastidores; os jornalistas Boris Casoy e Alexandre Garcia, que relatam como foi a cobertura dos anos de Constituinte; e historiadores, que comentam os diferentes períodos das História brasileira, entre outros.

O documentário também mostra o depoimento de artistas e intelectuais e relembra momentos históricos com imagens de arquivo. Como convidado especial, traz o músico Toninho Horta, que interpreta, ao violão, os quatro principais hinos brasileiros, mostrando que não é de hoje que o Brasil canta em nome da liberdade e da democracia.

Roteiro e Direção: Gisele Rodrigues - Músico convidado: Toninho Horta - Edição de Imagens: Joelson Maia - Videografismo: Leonardo Veloso e Felipe da Cunha - Produção: Pedro Sassi - Trilha Sonora: Alberto Valério

Carta-Mãe

O documentário comenta a história constitucional brasileira, desde a Carta de 1824 até a atual, passando pelos diferentes governos, e recorre a exemplos de outros países, e mostra o depoimento de artistas e intelectuais, com imagens de arquivo históricas.

NOSSAS REDES