Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

24/02/2006 00h00

Niemeyer - o traço e o tempo

O pensamento e a obra de Niemeyer, o maior arquiteto do Brasil

Incorporar:
A visualização e/ou o uso deste material está condicionada pelos Termos de Uso do Câmara Notícias.

Este documentário relata a obra e as circunstâncias dos 98 anos de vida de Oscar Niemeyer. Em 28 minutos, mostra como o arquiteto atravessou todo o século XX, com ecos do século XIX, e vive o século XXI com as mesmas certezas que o fizeram um dos ícones da esquerda, nacional e internacional, mesmo a mais ortodoxa. O vídeo traz, através de imagens, depoimentos e música, um resumo das várias observações de Niemeyer ao longo da vida, em entrevistas, cartas, lembranças e citações de autores que injetaram algumas certezas e sutilezas ao seu pensamento.

As vezes nostálgico, lembra sua infância, seu amor pelo futebol, seus primeiros desenhos. Irredutível na sua defesa do socialismo e na crítica ao capitalismo, repete aqui e ali o apego aos amigos, as misérias que viu e vê a sua volta e a crença numa sociedade mais justa. Lembra suas obras pelo mundo construídas ao longo de todo um século, com a marca do concreto armado que lhe permitiu dar formas novas a uma arquitetura acomodada na repetição. Ressalta, como fez ao longo da vida, a importância de Brasília nos seus projetos. Em outros momentos, agressivo, responde duro aos críticos de suas obras, ou ainda, com um certo cansaço, ensina a importância de explicar em texto seus projetos “porque ninguém entende de arquitetura”. Não escapa nem mesmo Juscelino Kubitschek, que lhe deu a oportunidade de realizar sua obra maior na Capital Federal.

Ficha Técnica

Direção e Edição: Roberto Stefanelli
Entrevistas: Ana Maria Lopes, Tarcísio Holanda, Armando Lacerda e Maurício da Silva Matta
Pesquisa e Roteiro: Roberto Stefanelli
Produção Executiva: Getsemane Silva
Coordenação de Produção: Ana Tereza Constantino
Direção de Fotografia: Edson Cordeiro e Francisco Nilton
Produção: André Bessa Maia, Giuliano Baeta e Karina Staveland
Assistente de Câmera: Mauro Maranhão
Edição e Finalização: Joelson Maia
Videografismo: Ernani Pelúcio
Narração: Cláudio Lessa
Som Direto: Alberto Souza

Duração: 26 minutos



Comentários

Eurico de Aguiar | 15/12/2012 17h34
Minha filha é arquiteta - Mariana Aguiar - e está fazendo um curso de urbanismo em Oxford (Urban Design). Enviei esse vídeo para ela repassar aos seus colegas e professores, para também poderem desfrutar dos ensinamentos do mestre Niemeyer.