Câmara Ligada

Programas da TV Câmara

14/02/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

14/02/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Câmara Ligada discute consumo de álcool por jovens

O consumo do álcool nunca foi problema exclusivo dos adultos. Os jovens brasileiros também estão sujeitos às terríveis consequências do uso indiscriminado de bebidas alcoólicas (dependência, aumento da agressividade, vulnerabilidade, riscos quando se está dirigindo, entre outros).

O último Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas, realizado pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid) e pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), revela que o consumo de álcool por adolescentes de 12 a 17 anos já atinge 54% dos entrevistados e desses, 7% já apresentam dependência. O estudo foi realizado em 2004 e mostrou que entre jovens de 18 a 24 anos, 78% já fizeram uso da substância e 19% deles são dependentes.

As pesquisas apontam ainda que os jovens começarem a beber cada vez mais cedo e que também tem crescido o número de meninas que bebem tanto ou mais que os meninos.

Que políticas públicas podem auxiliar na mudança desse cenário? Na Câmara dos Deputados, diversos projetos de lei tratam do tema, tentando encontrar formas de regulamentar desde a comercialização até a publicidade das bebidas.

A importância do debate sobre o assunto é inegável, e o programa Câmara Ligada ouviu jovens de Brasília que participaram do debate com o deputado federal Dr. Carlos Alberto (PMN-RJ), ex-coordenador geral da Operação Lei Seca no Rio de Janeiro; com a psicóloga Tatiana Amato, que é integrante da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas (ABRAMD) e trabalha na prevenção ao uso de substâncias psicoativas no ambiente escolar; além da Claudia Raphael, coordenadora da Cufa (Central Única das Favelas), em Paraisópolis, São Paulo, que tem ações de prevenção e conscientização com relação ao consumo de álcool entre os jovens, e participa do projeto Jovens de Responsa, formulado pela Ambev.

A trilha sonora desta edição do Câmara Ligada tem tudo a ver com o verão e fica por conta da banda brasiliense Surf Sessions.

Câmara Ligada

Espaço para a juventude brasileira falar sobre política, cultura e cidadania.

Quinzenal, estreia sábado às 19h30, com reprises aos domingos, 21h30, terça, 01h e sexta, 0h.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE