Câmara Ligada

Programas da TV Câmara

02/05/2009

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

02/05/2009

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Câmara Ligada debate trabalho, crise econômica, juventude e cidadania (bl.1)

Num mundo em que as economias dos países estão cada vez mais interligadas, um colapso no sistema financeiro americano ameaça derrubar também os empregos para jovens no Brasil. O mercado de trabalho para jovens é o tema desta edição do Câmara Ligada. A plateia questiona nossos convidados sobre a melhor estratégia para conseguir trabalho, ter um bom salário e ser feliz com o que faz. Estão presentes o primeiro vice-presidente da Câmara, deputado federal Marco Maia (PT-RS); Waldez Luiz Ludwig, consultor em gestão empresarial; e Ilo Ribeiro, um jovem empreendedor. O som fica por conta da banda brasiliense Sub-versão.

O deputado Marco Maia fala sobre os programas do governo voltados para a inserção dos jovens no mercado de trabalho e das suas experiências como aluno do Senai, onde se formou torneiro mecânico.

O consultor Waldez Luiz Ludwig esclarece aos jovens a importância de ser criativo e buscar novos nichos de mercado, apostando em carreiras ainda incipientes. Com muito bom humor, ele lista as profissões do futuro e aconselha: invente a sua.

A participação do jovem Ilo Ribeiro é repleta de exemplos práticos de como abrir seu próprio negócio, assim como ele fez há anos numa iniciativa de entrega de pães a domicílio.

Com Brunno SV (vocal), Daniel B. (baterista), Maurício José (guitarrista), Luis Xavier (baixista), José Higino (tecladista) e Gui Filipe (técnico de som), a banda Sub-Versão tem como característica a mistura de diversos estilos musicais, como o Rock e o Rap Nacional. Na ativa desde 1998, as letras sempre abordaram temas relacionados à história do Brasil, por meio de uma visão própria da banda que remete diretamente ao significado do seu nome.

No programa, Brunno SV relata sua rotina de músico, estudante, estagiário e ajudante no pequeno negócio de sua família.

Os jovens universitários Felipe Nunes e Deborah Delbart atualizam o blog do Câmara Ligada durante a gravação. No blog são encontradas informações de bastidores e indicações de leitura sobre o tema do programa (camaraligada.blogspot.com).

Na plateia, estudantes do Sesi/Senai de Taguatinga Norte, do Colégio Marista de Taguatinga e da Escola JK do Gama.

Câmara Ligada

Espaço para a juventude brasileira falar sobre política, cultura e cidadania.

Quinzenal, estreia sábado às 19h30, com reprises aos domingos, 21h30, terça, 01h e sexta, 0h.

NOSSAS REDES