29/09/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

29/09/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Câmara Mirim escolhe projetos enviados por crianças de todo o Brasil

O Plenarinho recebeu mais de 700 projetos de lei para o Câmara Mirim. Centenas de crianças de todo o Brasil, que estão ligadas nos problemas de sua comunidade e seu país, apresentaram propostas para resolvê-los. Foi difícil ter de escolher apenas três vencedores em meio a tantas propostas interessantes. Uma equipe de consultores legislativos da Câmara, os mesmos que assessoram os deputados no dia a dia, teve a tarefa de selecionar as melhores propostas, como explicou Ana Marusia Meneguin, coordenadora do Plenarinho.

Os três projetos escolhidos têm como tema educação e cultura. Isso mostra que a garotada está preocupada com essas áreas que são muito importantes para o futuro do nosso país.

Veja os nomes dos vencedores e a proposta de cada um para melhorar o Brasil:

- Francisco Alves Quirino, 13 anos, de Afogados da Ingazeira, em Pernambuco. O projeto dele estabelece uma Conferência Nacional Infantojuvenil dos Estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio. Pela proposta, a conferência deve acontecer a cada quatro anos e tem como tema central a "A Participação e os Direitos Estudantis". A ideia pretende assegurar os direitos estudantis garantidos pela Constituição;

- Lívia Pessoa Carneiro, 12 anos, de Belo Horizonte, Minas Gerais. O projeto dela pretende incentivar a leitura. Pela proposta, fica determinado que todo estabelecimento ou empresa que disponibilizar uma minibiblioteca para seus clientes ou empregados será beneficiado com desconto de 1% no ICMS;

- Zack Igor Nascimento de Carvalho, de Serrinha, na Bahia. Ele teve a ideia de distribuir uma “Bolsa Cultura” a crianças, jovens e adolescentes que participarem de forma amadora de projetos culturais, como grupo teatral, orquestras, danças, sambas de roda, etc. Segundo Zack, o projeto contribuirá para a formação do artista do futuro.

Ana Marusia lembra que os projetos mirins passarão pelo mesmo processo das propostas apresentadas pelos deputados federais, e poderão até virar lei.

Narração — Paula Bittar

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE