Você está aqui: Página Inicial > Comunicação > Câmara Notícias > Rádio Câmara > Últimas Notícias > Comissão promove debate sobre Rádio Digital

Pesquisar
pesquisa avançada
Ouça mais sobre

08/10/2013 12:27

Comissão promove debate sobre Rádio Digital

Nesta terça-feira (11h), a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática promove um debate sobre o relatório final da Subcomissão Especial de Rádio Digital, apresentado em setembro pelo deputado Sandro Alex, do PPS do Paraná.

A implantação do sistema digital para o rádio vai melhorar a qualidade do áudio com a possibilidade de uma oferta maior de programas em um mesmo canal de frequência. Também há o canal de dados que pode disponibilizar informações adicionais como notícias e a escalação do time de futebol que está jogando, por exemplo.

Sandro Alex sugeriu que o País não determine um único padrão para o rádio digital. Segundo ele, cada empresa deve ficar livre para escolher o modelo que mais se adapta a seu perfil. Mas ele afirma que o melhor modelo é o norte-americano HD Rádio, que utiliza a mesma frequência hoje ocupada pelas rádios AM e FM.

A audiência pública foi solicitada pela deputada Luiza Erundina, do PSB de São Paulo, que pediu vista para avaliar o relatório. Ela afirma que o texto contraria a portaria do Ministério das Comunicações (190/10) sobre o assunto, indicando um sistema de rádio digital para o país que não é o melhor:

"Há padrões que têm uma tecnologia aberta, acessível a quem queira usar o código sem ter que pagar royalties; enquanto que tem outros padrões, sobretudo este padrão que é apontado no relatório do deputado, que têm exatamente um código fechado e como tal é inacessível à incorporação de tecnologia nacional. Esta tecnologia já está sendo produzida e criada em nossos centros de pesquisa e que não está sendo considerada no relatório."

Erundina quer discutir, entre outros pontos; as vantagens e desvantagens de cada sistema, o pagamento de royalties, a integração com a TV digital e a adaptação das rádios comunitárias. O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, é um dos convidados para o debate que também contará com a presença de associações de rádio e TV.

Da Rádio Câmara, de Brasília, Sílvia Mugnatto.


  • Compartilhar no Orkut


  • Rádio Câmara
    Expediente
    Disque-Câmara: 0800 619 619

Mapa do Portal