24/01/2019 18:21 - Educação
24/01/2019 18:21 - Educação
Projeto de lei que tramita no Congresso Nacional quer alterar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a finalidade é reconhecer a pedagogia da alternância. Essa metodologia intercala um período em sala de aula, com outro no campo para diminuir a evasão escolar em áreas rurais. O ensino diferenciado prevê, por exemplo, que durante duas semanas os jovens aprendam em sala de aula disciplinas regulares do ensino fundamental e médio, como português e matemática, além de conhecimentos e técnicas voltadas para a agropecuária. Na quinzena seguinte, o aluno pode colocar em prática o que aprendeu em atividades no campo, como a colheita, de preferência na propriedade rural da própria família. O autor do projeto, deputado Helder Salomão (PT-ES), acredita que a pedagogia da alternância traz resultados eficientes e é importante para garantir a permanência do jovem no campo.
"Qual é o objetivo dessa pedagogia? Fazer uma educação inserida na realidade do jovem camponês, porque é comum que as escolas desenvolvam uma pedagogia desligada da realidade da juventude e isso inclusive, provocou êxodo rural no nosso país em décadas. E a ideia é dar oportunidade ao jovem do campo. Por que a palavra alternância? Exatamente para garantir que o jovem possa alternar, fazer a alternância entre a escola e o trabalho. Quando o jovem está no período de colheita, por exemplo, muitas vezes ele sai da escola porque precisa ajudar a família, e na pedagogia de alternância o jovem fica um tempo na escola, um tempo no trabalho e com isso a educação contempla a realidade desse jovem e consegue conciliar os interesses das famílias que trabalham, especialmente, na agricultura familiar do nosso país."
A proposta já foi aprovada na Câmara dos Deputados e está pronta para ser avaliada no plenário do Senado Federal.
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