Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

13/09/2018 11h23 - Atualizado em 13/09/2018 13h06

Cientista político esclarece novas regras para o financiamento de campanhas nas eleições de 2018

Saiba todos os detalhes no áudio completo da entrevista do cientista político Marcelo Pimentel concedida ao Painel Eletrônico

O Painel Eletrônico convidou o cientista político Marcelo Pimentel para explicar as novas regras para o financiamento de campanhas nas eleições de 2018. Essa é a primeira disputa com o fundo público para a caça de votos. Além dos recursos públicos, as campanhas podem contar, ainda, com doações de pessoas físicas.

Na entrevista, o cientista político explicou que há limites nos repasses para cada cargo disputado: presidente da República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual e deputado distrital. Também é permitido aos partidos ou candidatos comercializarem bens ou serviços ou promoverem eventos para arrecadação de fundos para a conta de campanha.

Para Marcelo Pimentel, essa eleição dará início a um grande teste para as novas regras de financiamento de campanha, porém, será preciso mais duas ou três eleições para avaliar se as novas regras foram boas ou não. Ele considera cedo para dar um parecer e afirma que, agora, o mais importante é garantir a transparência e a fiscalização das doações por parte dos eleitores e do Tribunal Superior Eleitoral.

Apresentação - Elisabel Ferriche e Edson Junior