19/12/2015 09h00

Zika vírus e microcefalia: risco para a saúde dos bebês - Bloco 1

Nas últimas semanas, uma doença de sintomas clínicos muito leves passou a chamar a atenção de todos pelo que pode causar nos bebês em formação: trata-se do zika vírus, transmitido pelo mesmo mosquito que carrega o vírus da dengue, febre amarela e chikungunya. A relação entre o zika vírus e os casos de microcefalia nos recém-nascidos já é comprovada e, durante essa semana, uma comissão geral foi realizada na Câmara para discutir o problema.

O programa Feijoada Completa desta semana trata o tema com foco especial nas ações preventivas que podem ser tomadas em relação à doença.

Os convidados são o deputado Mandetta (DEM-MS), autor do requerimento que solicitou a comissão geral, e o Dr. Dalci Albuquerque Filho, médico infectologista e membro da Sociedade de Infectologia do Distrito Federal.

Outro assunto abordado no Feijoada desta semana são os 20 anos de trabalho da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara. O colegiado foi instituído em 1995 como comissão permanente da Casa e tem o objetivo de discutir questões que envolvem a defesa dos direitos e garantias fundamentais do cidadão.

E, como sempre, a feijoada tem o tempero especial dos colunistas! Nesta semana, você ouve comentários sobre finanças pessoais, viagens, cinema e tecnologia.

Participe! Envie críticas e sugestões pelo e-mail feijoadacompleta@camara.leg.br

Apresentação - Edson Junior