Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

30/10/2017 12h03

Consultora legislativa divulga estudo sobre estratégias de conservação da Caatinga

Roseli Ganem esteve Com a Palavra e apresentou detalhes da pesquisa. Ouça o áudio completo da entrevista

A Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados lançou um novo estudo, de autoria da consultora Roseli Ganem, que mergulhou no universo da Caatinga para trazer estratégias de conservação do bioma. E foi com ela que o Com a Palavra conversou nesta manhã, para saber todos os detalhes da pesquisa sobre o terceiro bioma mais ameaçado do Brasil, depois da Mata Atlântica e do Cerrado.

Segundo Roseli, a área equivale a 11% do território nacional e estende-se pelos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e norte de Minas Gerais. Para a estudiosa, o desmatamento da Caatinga ameaça a conservação da biodiversidade local. O principal problema detectado no estudo é a falta de recursos para pesquisa de conhecimento do bioma e a quantidade reduzida de pesquisadores dedicados à restauração ecológica da Caatinga.

Roseli Ganem também elogiou a iniciativa de pesquisadores de reivindicar mudanças na Constituição para tornar a Caatinga, o Cerrado e os Pampas patrimônios nacionais, como hoje é a Mata Atlântica.

Ouça o áudio completo da entrevista e clique aqui para baixar a íntegra do estudo.

Apresentação - Edson Junior e Elisabel Ferriche