Rádio Câmara

Com a Palavra

Jovem negro no Brasil tem 2,5 vezes mais chances de morrer violentamente, diz estudo

25/06/2015 - 10h28

  • Jovem negro no Brasil tem 2,5 vezes mais chances de morrer violentamente, diz estudo

Um jovem negro no Brasil tem duas vezes e meia mais chances de morrer violentamente. É o que diz o relatório divulgado pela Secretaria Nacional da Juventude, da Presidência da República. O estudo traz, ainda, um índice inédito: a cor da pele dos jovens está diretamente ligada ao risco de exposição à violência.

O tema é alvo de debate na comissão parlamentar de inquérito que apura a violência contra jovens negros e pobres nesta quinta-feira, na Câmara dos Deputados. Nesta semana, integrantes da CPI estiveram em São Paulo e, na próxima segunda-feira, dia 29, vão conhecer a realidade dos adolescentes no Pará.

Para o presidente do colegiado, deputado Reginaldo Lopes, do PT de Minas Gerais, reuniões como essas contribuem para a formulação sobre novos modelos de segurança pública. Ele ainda defende políticas públicas voltadas para jovens de 12 a 18 anos. Para repercutir o tema, o parlamentar esteve Com Palavra nesta quinta-feira. Confira a íntegra da entrevista.

Apresentação – Elisabel Ferriche e José Carlos Oliveira

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.