Rádio Câmara

Com a Palavra

Black Friday: como comprar sem cair em armadilhas?

28/11/2014 - 10h53

  • Black Friday: como comprar sem cair em armadilhas?

Prefeitura de Vitória da Conquista
Economia - Comércio eletrônico - Compras pela internet
Levantamento do Procon São Paulo aponta 450 lojas não confiáveis. Confira a lista

Hoje é dia da quinta edição da Black Friday Brasil, evento que promete descontos atraentes, principalmente no comércio eletrônico. A promoção começou nos Estados Unidos. Lá, os consumidores enlouquecem com os descontos dados aos produtos.

O Brasil importou a ideia, mas, por aqui, a liquidação ganhou um apelido indigesto: Black Fraude. Tudo porque a farra dos descontos também se tornou uma armadilha para o consumidor desatento.

No ano passado, o evento movimentou R$ 770 milhões em compras on-line, quebrando os recordes de faturamento em um único dia. Mas o número de reclamações também chegou às alturas. O que promete ser uma pechincha pode virar uma dor de cabeça.

Uma pesquisa feita pelo site "Busca Descontos", com mais de 20 mil consumidores virtuais, revelou que 96% deles pretendem fazer compras hoje.

Para ajudar o cidadão a não ser seduzido por preços maquiados, esteve Com a Palavra... nesta sexta-feira o presidente do Instituto Brasileiro de Estado e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec), Geraldo Tardin. Ele dá dicas para que os consumidores não caiam nas armadilhas do comércio. A principal delas: desconfiar de preços muitos baixos. Cuidado também com falsos sites de compra. 450 lojas não confiáveis foram mapeadas e a lista completa está disponível para consulta no site do Procon de São Paulo (www.procon.sp.gov.br).

Apresentação – Elisabel Ferriche e Sérgio Duarte

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.