Rádio Câmara

Câmara Ligada

Por que os jovens brasileiros se interessam tão pouco pelos países da América Latina?

26/09/2014 - 16h44

  • Por que os jovens brasileiros se interessam tão pouco pelos países da América Latina? (bloco 1)

  • Por que os jovens brasileiros se interessam tão pouco pelos países da América Latina? (bloco 2)

  • Por que os jovens brasileiros se interessam tão pouco pelos países da América Latina? (bloco 3)

O Brasil faz fronteiras com dez países, mas é difícil encontrar alguém que conheça bem nossos vizinhos. Na escola, a gente estuda muito pouco sobre eles, talvez apenas sobre a Guerra do Paraguai e olhe lá. Além disso, há dificuldade de transporte, da diferença de idioma e uma certa dose de preconceito já que as populações são em sua maioria indígenas.

 Diferente do espírito aventureiro dos jovens da década de 60 que queriam a união da América do Sul, os jovens de hoje se interessam mais em conhecer os Estados Unidos e a Europa. Não há mal nisso, mas é curioso a falta de interesse pelos nossos vizinhos já que eles estão mais perto.

Outro fato que chama a atenção é que não é fácil ter acesso à produção cultural, sejam filmes, música ou teatro, dos países com quem fazemos fronteira. De fato, parece que damos as costas para eles e olhamos para o outro lado do Atlântico. O lado do hemisfério norte, claro!

O Câmara Ligada vai tentar explicar esse traço do brasileiro e procurar saber dos nossos hermanos o que eles acham do brasileiro e do Brasil. Somos subimperialistas ou irmãos de fato?

A atração musical desta semana é El Efecto, banda do Rio de Janeiro que produz um som brasileiro com influências latinas.

Participam do debate: Priscila Midori, jornalista e pesquisadora, uma das criadoras do Projeto NOSOTROS que mapeia a produção cultural da América Latina; Cristovam Buarque, senador e membro do Parlasul, Parlamento do Mercosul; e Marcos Xavier, pró-reitor de graduação da UNILA, Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Apresentação - Evelin Maciel
Direção - Clauder Diniz

MAIS CONTEÚDO SOBRE