11/12/2018 - 09h22

Audiência vai discutir implantação das placas de veículos no padrão do Mercosul

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados realiza hoje uma audiência pública para discutir a implantação das novas placas de veículos no padrão do Mercosul. Até o fim do ano, as novas placas já serão obrigatórias em todos os estados, mas apenas para carros novos ou outras situações em que já seria necessário substituir a placa.

Wikipédia
placa nova carro Mercosul padrão novo
O sistema atual, com três letras e quatro números, dará lugar a um com quatro letras e três números

A deputada Christiane de Souza Yared (PR-PR), uma das autoras do requerimento para realização do debate, disse que alguns parlamentares vêm recebendo muitos e-mails de emplacadores insatisfeitos com o processo de credenciamento para as novas placas.

"Nos causa estranheza que bem poucas estão conseguindo se cadastrar. Quatro, cinco, às vezes uma no estado. Veio pedido do País inteiro. Encheram de pedidos nossas redes sociais, vieram e-mails em uma quantidade gigantesca pedindo para a gente olhar, porque alguma coisa pode estar errada", relatou ela.

No Mercosul, Argentina e Uruguai já adotam as novas placas. Faltam, então, Brasil e Paraguai. As placas do Mercosul são brancas e azuis, com o nome e a bandeira do país e o emblema do Mercosul. Elas têm quatro letras e três números e um QR Code que trará maior segurança contra a clonagem de veículos.

No começo do mês, as placas se tornaram obrigatórias no Rio de Janeiro e até hoje entram Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco e Rondônia. O restante do País terá até o último dia do ano para se adaptar.

Convidados
Foram convidados para discutir o assunto com os parlamentares:
- o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Maurício Jose Alves Pereira;
- o chefe da Divisão de Fiscalização de Trânsito e Transporte da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Antoneil Alves de Lima;
- a presidente da Comissão de Trabalhos da Federação Brasileira de Identificação Veicular (Febraive), Andrea Alenz;
- o presidente da Federação Nacional dos Despachantes de Trânsito (Fenadesp), Everton Calamucci;
- o presidente da Associação Nacional de Estampadores de Placas para Veículos, Ivanio Inacio da Silva; e
- o presidente do Conselho Federal dos Despachantes Documentalistas do Brasil, Gilberto Alvin Freitas.

A audiência ocorrerá às 14 horas, no plenário 11. Os interessados poderão participar ao vivo por meio do e-Democracia, no banner abaixo.

Reportagem – Sílvia Mugnatto
Edição – Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'