Cidades e transportes

Comissão mantém resolução da ANTT que prevê repactuação de contratos de ferrovias

02/06/2017 - 13:49  

Lúcio Bernardo Junior/Câmara dos Deputados
Reunião Ordinária. Dep. Hugo Leal (PSB - RJ)
O relator, deputado Hugo Leal, recomendou a rejeição da proposta que susta normas sobre concessões de ferrovias

A Comissão de Viação e Transportes rejeitou o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 332/16, que susta normas do Ministério dos Transportes (portaria 399/15) e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT - resolução 4975/15), sobre prorrogação de concessões de ferrovias.

O autor da proposta, deputado licenciado Samuel Moreira (PSDB-SP), considera que a resolução da ANTT extrapola o que foi definido na portaria do ministério, na medida em que a resolução estabelece “procedimentos e diretrizes para a repactuação dos contratos de concessão de ferrovias”, quando a portaria ministerial determina que a agência deveria estabelecer “diretrizes para a prorrogação dos contratos de concessão de ferrovias”.

O parecer do relator, deputado Hugo Leal (PSB-RJ), foi contrário à matéria. Ele destacou que medida provisória (MP 752/16) aprovada pelo Congresso na forma do Projeto de Lei de Conversão 3/17 já autoriza a prorrogação e a relicitação de contratos de parceria nos setores rodoviário, ferroviário e aeroportuário. O projeto de lei de conversão aguarda sanção presidencial.

“O texto aprovado prevê a possibilidade de prorrogação de contratos do setor ferroviário, exatamente o que se pretende impugnar”, explicou Leal. O relator acrescenta que o projeto de lei de conversão aprovado pelo Congresso estabelece os requisitos necessários para que seja possível a prorrogação contratual, em termos bastante similares ao previsto na resolução da ANTT.

Tramitação
A proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de seguir para o Plenário.

Reportagem - Lara Haje
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta