Cidades e transportes

Deputados querem solução para tráfego em torno do aeroporto de Guarulhos

16/05/2017 - 17:03  

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre a abertura de acessos ao aeroporto internacional de Guarulhos/SP
O debate sobre o tráfego no entorno do aeroporto envolveu vereadores de Guarulhos e o governo federal

Um grupo de parlamentares, liderado pelo deputado Eli Corrêa Filho (DEM-SP), decidiu entrar com uma ação judicial para a reabertura da ponte do rio Baquirivu, que liga o aeroporto de Guarulhos aos bairros de Taboão e São João. A ponte foi fechada pelo aeroporto no fim de 2013, com a promessa de reabri-la após a Copa do Mundo, o que não foi feito.

Nesta terça-feira, 16, a Comissão de Viação e Transportes da Câmara discutiu o assunto com o secretário nacional de Aviação Civil, Dário Rais Lopes, que representou o Ministério dos Transportes, e uma delegação de 13 vereadores de Guarulhos. Outros convidados não compareceram, o que chamou a atenção do deputado Eli Corrêa Filho.

"A ausência muito marcante da prefeitura de Guarulhos, da GRU Airport e da Infraero foi marcante. As pessoas querem resposta, as pessoas que eu digo é a população de Guarulhos, que sofre o dia a dia", criticou o parlamentar.

Congestionamento
O aeroporto de Guarulhos, administrado pela GRU Airport, é cercado por uma rodovia estadual. Ali, o congestionamento tem impacto no acesso do aeroporto, que é uma via federal, e no sistema viário de Guarulhos, de âmbito municipal.

Por isso, o secretário de Aviação Civil informou à comissão que está sendo montado um grupo de trabalho que envolve o Ministério dos Transportes, o governo estadual e a prefeitura para dar a solução ao problema, o que, segundo ele, deve ocorrer em até 90 dias. Mas Eli Correa, que foi um dos requerentes da audiência pública, não acha essa solução a mais adequada.

"Um grupo de trabalho é muito vago. Precisa haver algo muito mais eficaz. Assim nós entraremos com uma ação na Justiça para que isso seja definido o quanto antes", anunciou.

Dário Rais Lopes disse ainda que aguarda o laudo de avaliação estrutural da ponte para embasar uma eventual reabertura do local. Mas, para ele, a solução do acesso entre o aeroporto e a cidade não deveria passar pela reabertura da ponte. "Eu trabalhei na construção e no projeto do aeroporto. Aquela ponte era um acesso para o canteiro de obras, não era para ter a utilização intensiva que tem. Ela tem grandes problemas estruturais."

Frente
O deputado Eli Corrêa Filho afirmou que vai propor a criação de uma subcomissão especial para tratar desse tema e de uma frente parlamentar que, segundo ele, já tem apoio de 190 deputados.

Reportagem - Luiz Cláudio Canuto
Edição - Sandra Crespo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.