Segurança

Câmara dos Deputados homenageia pioneiros da aviação de segurança pública

01/09/2017 - 18:37  

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Sessão Solene em homenagem aos pioneiros na aviação de segurança pública
Na sessão, o deputado Izalci distribuiu diplomas para servidores da segurança pública, ex-servidores e até in memoria, reconhecendo-os pelos relevantes serviços prestados à segurança pública

A Câmara dos Deputados homenageou nesta sexta-feira (01), em sessão solene, os pioneiros da aviação de segurança pública.O deputado Izalci Lucas (PSDB-DF), que solicitou a homenagem, ressaltou a importância da aviação nos setores de segurança em todo o País.

Ao presidir a sessão, Izalci contou um pouco da história da aviação na força pública no Brasil. Ele afirmou que os pioneiros colaboraram muito para que a profissão se tornasse o que é hoje. “A primeira força pública de aviação foi criada no início do século 20 em São Paulo. O Brasil, iniciava-se como República em uma época de turbulências e conflitos. Por meio de lei, o estado de São Paulo instalou em 1913 a Escola de Aviação no Campo de Guapira. Entretanto, os anos seguintes foram de idas e vindas, que só consolidariam essa tão necessária força décadas depois”, disse.

Na sessão, o deputado distribuiu diplomas para alguns servidores da segurança pública, ex-servidores e até in memoria, reconhecendo-os pelos relevantes serviços prestados à segurança pública.

Atuação
O deputado Izalci Lucas destacou o trabalho Aviação de Segurança Pública das Forças do Distrito Federal, como o da Sechel (Seção de Helicópteros no Distrito Federal), criada em agosto de 1986. Ela trabalha dando apoio a todo o sistema de segurança pública, como os bombeiros, polícia militar e civil, ajudando em atividades de policiamento velado, ações de investigação e inteligência, resgastes, combates a incêndios entre outros. “Como bem disse o estadista Nelson Mandela: é muito fácil enfraquecer e destruir. Os heróis são os que pacificam e constroem. Vocês são os nossos heróis”, declarou.

Esforços
Em mensagem enviada ao Plenário, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, ressaltou a força os pioneiros da aviação enfrentaram.

Ele assinalou ainda o foco na realização das missões, e o resguardo da integridade, apesar dos percalços enfrentados ao longo do caminho para os setores de segurança atual. “A grandiosa parte desses resultados deve ser merecidamente atribuída aos pioneiros da aviação de segurança pública. Cidadãos que ultrapassaram as barreiras do tempo tão difíceis, sonhando com um País mais protegido, mais próspero, e mais feliz”, disse.

Para Rodrigo Maia, a estruturação atual do segmento atingiu louvável patamar, e os trabalhos conjuntos de diversos órgãos da administração pública, como Polícia Federal, Policia Rodoviária Federal, Força Nacional, Policiais Militares e Civis e o Corpo de Bombeiros Militar, oferecem ao Brasil a exata medida do que é construído na história com esforço, união, competência e abnegação.

Reportagem - Alinne Castelo Branco/ RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.