Segurança

Comissão promove debate em Minas Gerais sobre unificação das polícias

24/06/2016 - 09:24  

A Comissão Especial da Unificação das Polícias Civis e Militares da Câmara dos Deputados promove um seminário nesta tarde em Varginha (MG) para discutir a viabilidade da fusão das corporações e seus desdobramentos.

Renato Araújo/Agência Brasília
Segurança - policiais - PM polícia militar viatura policial repressivo ostensivo
Delegado Edson Moreira: seminários nos estados para debater o assunto com a população. “São eles que veem os trabalhos.”

Tanto a Polícia Civil quanto a Polícia Militar são ligadas aos governos estaduais, mas com missões diferentes. A Constituição determina que a Civil deve atuar na repressão e na investigação de crimes. Já a Militar, na prevenção da criminalidade e na preservação da ordem pública. A unificação enfrenta resistência das duas carreiras.

Ontem o consultor legislativo da Câmara dos Deputados Fernando Carlos Walderley, especialista em segurança pública e defesa nacional, disse, em audiência pública na comissão especial, que a unificação das polícias militar e civil é uma forma ineficaz e injusta de resolver os problemas da segurança pública. “Desmilitarizar a polícia não é a solução. Não se leva em conta a violência que esses policiais enfrentam”, afirmou.

O evento em Varginha foi proposto pelo presidente da comissão, deputado Delegado Edson Moreira (PR-MG) e será realizado no Campus Avançado da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), a partir das 14 horas.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.