Segurança

Relator ressalta intensa participação popular sobre o projeto do desarmamento

A enquete sobre o projeto que está no site Câmara Notícias é a terceira com maior votação, são mais de 200 mil votos.

11/12/2014 - 00:52   •   Atualizado em 11/12/2014 - 14:00

Durante a leitura de seu parecer na reunião da  comissão especial, o relator do Projeto de Lei 3722/12, que revoga o Estatuto do Desarmamento, deputado Claudio Cajado (DEM-BA), citou a participação popular nos meios de interação com o cidadão oferecidos pela Secretaria de Comunicação da Câmara dos Deputados.

A enquete sobre o projeto que está no site Câmara Notícias é a terceira com maior votação, são mais de 200 mil votos.

Além da enquete, Cajado lembrou que o Relatório da Participação Popular de 2013 informa que dentre as proposições com maior volume de manifestação popular esteve justamente o PL 3722/12.

Opiniões
Para o representante da ONG Viva Rio e integrante da Rede Desarma Brasil, Rangel Bandeira, o projeto é um escândalo financiado pela indústria de armas e munições. "São 121 mil brasileiros que deixaram de morrer porque temos uma política de controle de armas. Estão querendo mudar. Mudar para quê? Dizem que é uma mudança radical. Na verdade, é um retrocesso radical ao passado", ressaltou Bandeira.

Já o presidente da Associação Nacional da Indústria de Armas e Munições (Aniam), Salésio Nuhs, assinalou que não é uma questão de flexibilização ou revogação do estatuto, mas, na verdade, de atualização de uma lei ultrapassada. "Houve um referendo popular e 60 milhões de brasileiros votaram pela permanência do comércio de armas e munições. Como vivemos em um país democrático, nada mais justo que atualizar a legislação", argumentou.

Reportagem – Thyago Marcel
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta