Segurança

Mais de 40 mil pessoas morrem por ano no trânsito, diz vice-governador do RS

19/03/2013 - 12:03  

O vice-governador do Rio Grande do Sul (RS), Jorge Alberto Grill, informou que morrem no Brasil mais de 40 mil pessoas por ano no trânsito. “Isso equivale ao número de pessoas que vão morrer em 527 anos pela gripe H1N1, conhecida como gripe suína”, disse Grill, que também preside o Comitê Estadual pela Segurança no Trânsito do RS. Ele participa da comissão geral que debate neste momento segurança pública e segurança no trânsito.

De acordo com o vice-governador, os prejuízos com as sequelas dos acidentes de trânsito chegam a R$ 33 bilhões por ano. “Desse número, R$ 187 milhões referem-se a gastos do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou.

Por isso, ele salientou a necessidade de priorizar o tema na agenda política do País. “Precisamos nos articular para um trabalho em conjunto, que envolva municípios, estados, União e sociedade civil”, disse. Segundo ele, em curto prazo devem ser priorizadas as ações de fiscalização; em médio prazo, as de educação; e em longo prazo, as de segurança viária.

Para Grill, as ações de fiscalização têm se mostrado especialmente eficazes, com redução de acidentes em até 30% nos dias de operação fiscalizatória. “Precisamos ser mais rigorosos com a punição dos acidentes”, opinou.

Participe

Os internautas também podem debater o tema em bate-papo no portal e-Democracia. É possível fazer comentários ou dar sugestões enquanto estiver ocorrendo o debate no Plenário. Os comentários serão divulgados pela TV Câmara, que transmite o debate ao vivo.

Continue acompanhando esta cobertura

Reportagem - Lara Haje
Edição - Patricia Roedel

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.