Relações exteriores

Comissão aprova inclusão do Brasil na Rede Internacional do Bambu e Ratã

22/07/2015 - 17:53  

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados aprovou a inclusão do Brasil na Rede Internacional do Bambu e Ratã (Inbar), organização internacional sediada na China que investe nos usos do bambu e ratã (uma espécie de palmeira) pelo mundo, com desenvolvimento sustentável e maior uso dos produtos.

Arquivo/Zeca Ribeiro
Takayama
Takayama: bambu tem relevante importância na preservação ambiental, já que é um grande gerador de crédito de carbono

A Inbar já tem 41 estados-membros e desenvolve iniciativas de usos inovadores dos materiais, aplicação na construção civil, no comércio e na preservação ambiental. Há projetos em desenvolvimento no Peru, Vietnã, China, Gana, Quênia, Equador, Colômbia, entre outros.

A diretora da Inbar, Coosje Hoogendoom, visitou o Brasil em 2013 para conhecer as reservas de bambu do Acre e estudos já desenvolvidos pelo País.

Para o governo brasileiro, a produção de bambu tem alto potencial de expansão e de geração de renda no País e, portanto, é fundamental a adesão à rede internacional.

Os custos da participação, segundo o governo, serão cobertos pelo orçamento do Ministério da Ciência e Tecnologia.

O relator, deputado Takayama (PSC-PR), lembrou que o bambu tem relevante importância na preservação ambiental, já que é um grande gerador de crédito de carbono.

“O bambu é um forte instrumento contra o aquecimento global, e o acordo tem um apelo ambiental que deve ser considerado”, disse.

Tramitação
O acordo internacional, enviado ao Congresso na forma da Mensagem 379/14, passará a tramitar como Projeto de Decreto Legislativo 139/15 e ainda precisa ser aprovado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de seguir para discussão em Plenário.

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: MSC 379/2014

Íntegra da proposta