Relações exteriores

Começa a Ordem do Dia do Plenário; cinco partidos já estão em obstrução

02/06/2015 - 12:38   •   Atualizado em 02/06/2015 - 15:24

Começou há pouco a Ordem do Dia da sessão extraordinária do Plenário desta quarta-feira para votar três acordos internacionais e 66 recursos em pauta.

Logo no início dos trabalhos, o deputado Pauderney Avelino (DEM-AM) apresentou questão de ordem indagando o 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), que preside os trabalhos, sobre a possiblidade de se analisar os 66 recursos mesmo com a pauta do Plenário trancada.

A pauta está trancada pelos projetos que têm pedido de urgência constitucional que fazem parte do chamado “pacote anticorrupção”.

“Como a pauta está sobrestada eles [os recursos] não estão passíveis de deliberação. Se um desses recursos, que questionam a aprovação conclusiva das comissões, for aprovado, o projeto entrará diretamente na pauta da sessão, ferindo o Regimento Interno e a Constituição Federal”, argumentou Avelino.

Waldir Maranhão respondeu a questão de ordem argumentado que a análise dos recursos independe do trancamento da pauta.

Contrários a análise dos recursos, até o momento PSDB, PT, PSD, PRB e PSB já entraram em obstrução. PMBD e PSD são favoráveis a análise dos recursos.

Reportagem - Murilo Souza
Edição - Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PDC 548/2012