Relações exteriores

Parlamentares manifestam apoio ao governo boliviano contra fuga de senador

Também foi apresentado requerimento de convocação dos ministros das Relações Exteriores e da Defesa e do diretor-geral da Polícia Federal para esclarecer fuga de senador boliviano para o Brasil.

27/08/2013 - 19:38  

Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados
Deputados Ivan Valente (PSOL-SP) e Claudio Puty (PT-PA), falam sobre o caso do senador boliviano Roger Pinto
Ivan Valente e Cláudio Puty também cobraram esclarecimentos do governo brasileiro sobre a fuga do senador boliviano Roger Pinto.

Deputados que integraram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Trabalho Escravo, concluída em março, prestaram solidariedade, nesta terça-feira, ao governo do presidente da Bolívia, Evo Morales, e cobraram do governo brasileiro esclarecimentos sobre o apoio à fuga do senador boliviano Roger Molina Pinto, que estava asilado na embaixada brasileira em La Paz, há mais de um ano.

Integrantes da CPI haviam visitado a Bolívia, em março, e constataram, segundo os deputados, “um ambiente muito hostil da Embaixada brasileira contra o governo de Evo Morales”, inclusive com “manifestações racistas” referentes às origens indígenas do presidente boliviano.

Para o presidente da CPI, deputado Cláudio Puty (PT-PA), o senador Roger Pinto, um dos principais opositores a Morales, não recebeu apoio do diplomata brasileiro Eduardo Sabóia para sua fuga “apenas por questões humanitárias, mas, sim, por motivação política”.

Visita à embaixada
Nesta terça-feira, Cláudio Puty, o deputado Bohn Gass (PT-RS), o líder do Psol, deputado Ivan Valente (SP) e o senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP) visitaram a embaixada boliviana aqui em Brasília para manifestar solidariedade ao governo de Evo Morales.

Convocação de ministros
Valente também apresentou um requerimento na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional para convocação dos ministros de Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, e da Defesa, Celso Amorim, e o diretor da Polícia Federal (PF), Leandro Daiello Coimbra, a fim de esclarecer os papéis dos diplomatas, dos fuzileiros navais e dos agentes da PF na fronteira na fuga do senador boliviano para o Brasil. O requerimento deve ser votado nesta quarta-feira (28).

Reportagem – José Carlos Oliveira
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.