Política e Administração Pública

Câmara aprova proposta que facilita adoção de crianças e adolescentes

04/09/2017 - 21:43  

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (4) o substitutivo do deputado Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ) ao Projeto de Lei 5850/16, do deputado Augusto Coutinho (SD-PE), que muda o Estatuto da Criança e do Adolescente para agilizar procedimentos relacionados à destituição de poder familiar e à adoção de crianças e adolescentes. A matéria será enviada ao Senado.

Em seguida, a Ordem do Dia foi encerrada.

O substitutivo, apresentado em Plenário, disciplina vários aspectos do processo de adoção, como prazos mínimos e máximos do estágio de convivência – quando os candidatos a adotar uma criança convivem com ela por determinado período.

Em relação ao estrangeiro que queira adotar uma criança ou adolescente brasileiro, o texto exige que o postulante seja de um país signatário da Convenção de Haia, sobre proteção da criança e protocolos de adoção internacional.

Quanto à amamentação no ambiente de trabalho, a proposta garante dois períodos de meia hora cada um para esse ato.

O relator agradeceu à participação de vários partidos, deputados e deputadas e do Ministério da Justiça pelo trabalho em torno do texto. “Sem eles seria impossível chegar à redação a qual chegamos”, afirmou.

Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta