Política e Administração Pública

Oposição comemora acordo que permitiu aprovação da MP do Fies

08/11/2016 - 22:03  

Assista ao vivo

Deputados de oposição comemoraram há pouco o acordo firmado com a base do governo que permitiu a aprovação da Medida Provisória 741/16, que reestrutura o pagamento do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

A preocupação inicial, segundo o deputado Glauber Braga (Psol-RJ), era com a possibilidade de que os alunos seriam responsabilizados caso as instituições de ensino superior deixassem de cumprir com a obrigação de pagar os custos administrativos aos bancos que operam o Fies.

O texto aprovado determina que a remuneração administrativa dos bancos na concessão do Fies seja paga pelas instituições privadas de ensino superior, e não mais pela União. Prevista na lei de criação do fundo, a remuneração é de 2% sobre o valor dos encargos educacionais liberados.

Braga considerou descabida a possibilidade de os alunos tornarem-se fiadores passíveis de inscrição no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público (Cadin).

O acordo foi comemorado pelas deputadas Erika Kokay (PT-DF) e Alice Portugal (PCdoB-BA. “Negociamos porque não poderíamos permitir o repasse dessa culpa aos estudantes”, disse Kokay.

A deputada Alice Portugal considerou uma vitória evitar que os estudantes fossem responsabilizados. “Não podemos inviabilizar sua vida acadêmica e muito menos o início da vida profissional dos estudantes. Essa intenção original era muito perversa”, disse a Portugal

Mais informações a seguir

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.