Política e Administração Pública

Câmara dos Deputados poderá ter Secretaria da Juventude

21/07/2016 - 15:55  

A Câmara dos Deputados analisa a criação de uma Secretaria da Juventude na estrutura da Casa. A medida está prevista no Projeto de Resolução 21/15, do deputado JHC (PSB-AL), que altera o Regimento Interno da Câmara.

Antonio Augusto / Câmara dos Deputados
Reunião Extraordinária. Dep. JHC (PSB-AL)
JHC: as autoridades públicas não percebem que a melhor maneira de evitar a morte violenta de jovens e adolescentes consiste em criar condições para que ocupem espaço social

Conforme o texto, a futura secretaria, se criada, atuará em benefício da juventude brasileira, transformando a Câmara em um centro de debate dos interesses, dos direitos e dos deveres dos jovens.

Caberá à Secretaria da Juventude:
- incentivar a participação de jovens nos órgãos e nas atividades da Câmara:
- fiscalizar e acompanhar programas do governo federal voltados à juventude;
- cooperar com organismos nacionais e internacionais;
- promover pesquisas e estudos; e
- atender autoridades, entre outras tarefas.

O secretário poderá ainda usar da palavra, por cinco minutos, durante as comunicações de lideranças no Plenário. Também poderá participar da reunião de líderes, com direito a voz e voto.

Composição
A Secretaria da Juventude será composta por um secretário e três secretários adjuntos, eleitos no início do primeiro e do terceiro anos de uma legislatura, para mandato de dois anos.

Os secretários adjuntos deverão pertencer a partidos distintos e terão a designação de primeiro, segundo e terceiro secretário a fim de, nessa ordem, substituir o secretário em seus impedimentos.

A primeira eleição para composição da Secretaria da Juventude será realizada em até 15 dias após a entrada em vigor da resolução, se ela for aprovada.

Inspiração na Secretaria da Mulher
Inspirado na criação da Secretaria da Mulher, na estrutura da Câmara, o deputado JHC pretende conferir o mesmo tratamento às necessidades da juventude. O mercado brasileiro, na avaliação do parlamentar, repele a juventude e a percebe como inimiga.

“As autoridades públicas não percebem que a melhor maneira de evitar a morte violenta de jovens e adolescentes consiste em criar condições para que ocupem espaço social”, afirma o parlamentar.

“A mesma energia demonstrada pela combinação da atuação entre Parlamento e Executivo para identificar e enfrentar dificuldades relacionadas à desigualdade imputada ao gênero feminino deve e pode ser aproveitada na questão da juventude”, defende JHC.

Tramitação
O projeto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, pela Mesa Diretora e também pelo Plenário.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PRC 21/2015

Íntegra da proposta