Política e Administração Pública

Líderes votarão recurso contra decisão de anular sessão do impeachment

09/05/2016 - 20:26  

Líderes partidários decidiram convocar, por requerimento, uma sessão extraordinária nesta terça-feira (10), às 19 horas, para avaliar a decisão do presidente em exercício, Waldir Maranhão, que anulou as sessões de discussão e votação do impeachment. Os deputados querem votar o Recurso 136/16, apresentado na noite desta segunda-feira (9). A aprovação do recurso depende de maioria simples.

A votação tem aval dos líderes do DEM, PSDB, PP, PMDB, PSD, PTB, PR, PRB e SD, entre outras legendas.

O recurso que se pretende voltar afirma que a decisão de Maranhão não tem amparo legal, já que o recurso do advogado-geral da União foi apresentado fora do prazo. O texto diz que o único órgão capaz de revisar a decisão da Câmara é o Senado Federal.

A informação é do deputado Indio da Costa (PSD-RJ), para quem Maranhão “jogou para a plateia” ao decidir a favor de Dilma Rousseff. “Ele não tem poder para isto”, disse.

O deputado afirmou que, para votar o recurso, os líderes não vão dar quórum para nenhuma outra votação. O grupo de partidos também está juntando estratégias regimentais para vencer qualquer tipo de obstrução favorável à presidente. “A votação deve se estender até as 5 da manhã”, avisou Indio.

A reunião prossegue na sala de reuniões da Mesa Diretora.

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.