Política e Administração Pública

Primeiro-secretário vai relatar representação contra presidente da Câmara na Mesa Diretora

28/10/2015 - 15:39   •   Atualizado em 28/10/2015 - 19:05

Gustavo Lima / Câmara dos Deputados
Dep. Beto Mansur (PRB-SP) concede entrevista
Beto Mansur deu as informações em entrevista coletiva no Salão Verde da Câmara, na tarde desta quarta-feira

Após reunião da Mesa Diretora nesta quarta-feira (28), o 1º secretário da Câmara dos Deputados, deputado Beto Mansur (PRB-SP), informou que vai relatar representação contra o presidente da Casa, Eduardo Cunha, apresentada à Corregedoria por um grupo de 29 parlamentares de sete partidos políticos (PT, Psol, PPS, Rede, PSB, Pros e PMDB) no último dia 7.

No documento, os parlamentares acusam o presidente da Câmara de quebra de decoro e solicitam que Cunha seja investigado com base no Código de Ética e Decoro Parlamentar. O pedido foi encaminhado à Mesa Diretora e agora será analisado por Mansur. Ele não tem prazo para responder ao pedido de abertura de representação. Se for aceito, o processo retornará à Corregedoria, que irá investigar as denúncias.

A representação afirma que Cunha “vem sendo objeto de investigação pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal por seu suposto envolvimento no esquema de favorecimento denominado Operação Lava-Jato”. Por meio de nota, o presidente já negou as denúncias. Cunha afirma ser inocente e ressalta não ter cometido nenhuma irregularidade. Ele diz que foi escolhido para ser investigado como parte de uma tentativa do governo de calar e retaliar a sua atuação política.

Eduardo Cunha explicou que não se envolveu no trâmite da representação: “Eu não vou dar admissibilidade em processo contra mim mesmo; passei a Presidência para o  1º vice e ele delegou.” Cunha ressaltou que não protela nenhuma decisão relativa a representações contra ele. “Farei a defesa no momento certo, sem problema nenhum.”

Mansur também informou que o 2º secretário da Câmara, deputado Felipe Bornier (PSD-RJ), será o relator de representação contra o 1º vice-presidente da Casa, deputado Waldir Maranhão (PP-MA). Ele também é alvo de pedido de abertura de processo por quebra de decoro parlamentar por suposta participação no esquema de corrupção investigado pela Operação Lava Jato. Maranhão alega inocência.

Segunda representação
Outra representação contra Cunha, apresentada pelos partidos Psol e Rede, começou a tramitar nesta quarta-feira (28) no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, O presidente do conselho, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), marcou para a próxima terça-feira (3), às 14h30, a reunião para abertura do processo que pede a cassação do mandato do presidente, por suposta quebra de decoro.

Na reunião, será feito o sorteio do relator do caso. O processo poderá durar até 90 dias úteis.

Reportagem – Lara Haje
Edição – João Pitella Junior

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.