Política e Administração Pública

Distritão misto é retirado de pauta; Câmara mantém sistema proporcional

Deputados analisam agora modelos de financiamento de campanha

26/05/2015 - 22:46  

Assista ao vivo à sessão do Plenário

Devido à ampla orientação no painel eletrônico contra a emenda do deputado Domingos Neto (Pros-CE) à PEC da reforma política (182/07) sobre o sistema eleitoral misto conhecido como “distritão misto”, os partidos a favor dessa sistemática desistiram da emenda.

No distritão misto, deputados e vereadores seriam eleitos metade da bancada pelo sistema majoritário e metade pelo sistema proporcional.

Assim, a Câmara manteve o modelo atual, com o sistema proporcional, que leva em conta os votos recebidos individualmente pelos candidatos de um partido e os recebidos pela legenda. Esses votos são usados para um cálculo de quantas vagas cada partido conseguirá preencher.

Financiamento de campanha
Está em análise, no momento, o tema do financiamento de campanha. O primeiro texto a ir a voto é a emenda do deputado Sergio Souza (PMDB-PR), que permite o financiamento da campanha por pessoas físicas e jurídicas para os partidos e os candidatos, dentro de limites máximos de arrecadação e gastos de recursos que a lei deverá estabelecer para cada cargo.

Mais informações a seguir

Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 182/2007

Íntegra da proposta