Política e Administração Pública

Relações Exteriores será presidida pela deputada Jô Moraes

04/03/2015 - 11:21  

TV CÂMARA
Dep. Jô Moraes (PCdoB-MG)
Jô Moraes diz que levará em conta a diversidade de opiniões.

A nova presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), afirmou que o grande desafio na comissão é fazer com que as relações internacionais contribuam para o desenvolvimento do País. Para ela, a comissão deve ser focada em questões de Estado.

A parlamentar destacou que o mundo vive hoje uma situação de instabilidade política e de estagnação econômica com o aumento de conflitos regionais, mas, segundo ela, o Brasil sempre teve uma posição clara de defesa da paz no mundo.

“Os conflitos de guerra não prejudicam apenas grupos econômicos, grupos históricos e estruturas das cidades, mas prejudica, sobretudo, as mulheres e as crianças que são as primeiras vítimas das situações de conflito. Por isso, nossa prioridade é a paz, para reforçar nossa posição de defesa da paz no mundo”, explicou.

Sobre a pauta da comissão, Jô Moraes disse que pretende discutir as prioridades com os demais membros. “Trata-se de uma comissão integrada por parlamentares experientes, com posicionamentos diferenciados. Devemos construir um entendimento para uma pauta de prioridades em comum”, afirmou a deputada.

Jô Moraes nasceu na Paraíba, mas fez carreira política em Minas Gerais. Tem 68 anos e está no terceiro mandato de deputada federal. Filiada ao partido desde 1972, quando ainda estava na clandestinidade, já foi líder do PCdoB na Câmara e presidiu a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que analisou a violência contra a mulher no Brasil.

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.