Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

15/09/2014 - 11h50

Câmara analisa propostas de homenagem a Eduardo Campos e Pedro Valadares

A Câmara dos Deputados analisa uma série de propostas que homenageiam o ex-candidato à Presidência da República pelo PSB Eduardo Campos e seu assessor na campanha eleitoral, Pedro Valadares. Ambos ex-deputados federais, eles morreram em agosto, na queda de um avião em Santos (SP).

O Projeto de Lei 7901/14, apresentado pelo deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), denomina "Rodovia Governador Eduardo Campos" o trecho da BR 428 entre as cidades de Petrolina e Cabrobó, no sertão de Pernambuco. “O trecho tem aproximadamente 190 km de extensão e chama muita atenção pela importância econômica da região, conhecida como o Vale do São Francisco [região produtora de hortaliças e frutas]”, afirma Patriota.

O parlamentar afirma que a administração de Eduardo Campos – ex-governador de Pernambuco por dois mandatos – foi reconhecida como uma das mais eficazes do País. Campos ocupou por duas vezes o primeiro lugar no Ranking de Governadores do Instituto Datafolha de Pesquisas, que elabora a lista de acordo com o índice de aprovação dos governos.

Tramitando em caráter conclusivo, o projeto será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; de Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Aeroporto de Recife
Já o Projeto de Lei 7930/14, do deputado João Caldas (SD-AL), altera o nome do aeroporto de Recife (PE) para "Aeroporto Internacional de Recife/Guararapes - Governador Eduardo Campos".

Hoje, o local leva o nome do escritor e cientista Gilberto Freire, autor do livro "Casa-Grande & Senzala", publicado em 1933 e considerado revolucionário para a historiografia brasileira.

João Caldas ressalta que, durante a administração do ex-governador Eduardo Campos, foi inaugurado um novo terminal de passageiros e foi implantado um sistema de gestão da qualidade no aeroporto, certificado de acordo com a norma NBR ISO 9001.

Apensado ao PL 7930/14, o Projeto de Lei 7937/14, do deputado Gonzaga Patriota, denomina o local "Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre e Governador Eduardo Campos", mantendo, portanto, a homenagem ao escritor.

As propostas serão analisadas juntas e em caráter conclusivo pelas comissões de Viação e Transportes; de Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Pedro Valadares
Também tramita na Câmara o Projeto de Lei 7939/14, do deputado João Caldas, que denomina "Aeroporto Internacional de Aracajú - Pedro Valadares Neto" o aeroporto da capital de Sergipe. Segundo Caldas, o ex-deputado Pedro Valadares Neto foi um dos parlamentares que defendeu a modernização e o reequipamento do aeroporto.

A proposta tramita apensada ao PL 6884/13, do deputado Márcio Macêdo (PT-SE), que altera o nome do “Aeroporto Internacional de Aracaju” para “Aeroporto Internacional de Aracaju/Governador Marcelo Déda Chagas". Ex-deputado, Marcelo Déda foi prefeito de Aracaju e governador de Sergipe. Ele faleceu em dezembro de 2013, vítima de câncer no estômago e no pâncreas.

Os dois projetos serão analisados em caráter conclusivo pelas comissões de Viação e Transportes; de Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'