Política e Administração Pública

CPMI da Petrobras pede autorização ao STF para depoimento de Paulo Roberto Costa

11/09/2014 - 15:18  

O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), pediu ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki que autorize a vinda do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa a Brasília para depor na próxima quarta-feira (17). Costa está preso no Paraná e fez acordo de delação premiada em que teria citado autoridades que estariam envolvidas com desvio de recursos da Petrobras, segundo reportagem da revista Veja desta semana.

O pedido da CPMI foi encaminhado ao STF na manhã desta quinta-feira (11). O juiz Sérgio Moro, da Justiça Federal do Paraná, que determinou a prisão de Costa, explicou à comissão que a decisão sobre o depoimento cabe ao ministro do Supremo. A expectativa da CPMI é que a resposta de Teori Zavascki chegue ainda nesta tarde.

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), alertou que, mesmo que venha depor, o ex-diretor da Petrobras poderá se recusar a responder às perguntas, uma vez que uma das regras para o benefício da delação premiada é a manutenção do sigilo.

Reunião a portas fechadas
O relator da CPMI, deputado Marco Maia (PT-RS), disse que há possibilidade de o depoimento, se autorizado, ocorrer em reunião secreta. “Dependendo das informações, de como o processo está funcionando na Justiça no Paraná, nós podemos optar por fazer ou não o depoimento dele de forma secreta. Mas a intenção é fazer de forma aberta, vamos trabalhar nessa direção, nessa perspectiva, nesse intuito”, disse Maia.

Ao ministro Teori Zavascki também foi encaminhado pedido assinado pelo presidente e pelo relator da CPMI solicitando cópias de todos os documentos em poder do STF com os depoimentos de Paulo Roberto Costa na condição de delação premiada. Pedido com o mesmo objetivo foi remetido ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Da Redação - PT
Com informações da Agência Senado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.