Política e Administração Pública

Dilma pede apoio para reforma política e para destinar royalties à educação

Em pronunciamento motivado pelas recentes manifestações no País, a presidente disse que espera a aprovação do projeto que destina 100% dos royalties do petróleo para a educação e de uma ampla e profunda reforma política. As propostas aguardam votação na Câmara.

21/06/2013 - 22:07  

Em pronunciamento ao País na noite desta sexta-feira (21), a presidente Dilma Rousseff disse que está ouvindo a voz das ruas, mas condenou os atos de vandalismo. A presidente prometeu chamar governadores, prefeitos das principais cidades e líderes das manifestações pacíficas para discutir um plano de ação para melhoria dos serviços públicos.

Segundo a presidente, as prioridades serão a elaboração do Plano Nacional de Mobilidade Urbana, que privilegie o transporte coletivo; a destinação de 100% dos royalties do petróleo para a educação (PL 5500/13, em análise da Câmara); e a permissão para que médicos estrangeiros atuem no Sistema Único de Saúde (SUS).

Vontade popular
Dilma Rousseff disse também que vai buscar apoio do Congresso Nacional para uma reforma política ampla e profunda, que oxigene as instituições e as tornem mais permeáveis à vontade popular. Segundo a presidente, é um equívoco achar que qualquer país possa prescindir de partidos políticos e do sistema de representação popular. Ela também defendeu mais transparência e formas mais eficazes de combate à corrupção.

“As manifestações desta semana trouxeram importantes lições. As tarifas baixaram e as pautas dos manifestantes ganharam prioridade nacional. Temos que aproveitar o vigor das manifestações para produzir mais mudanças que beneficiem o conjunto da população brasileira”, declarou.

A presidente anunciou que pretende discutir o tema com os presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves; do Senado, Renan Calheiros; e do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa.

Da Redação
Com informações da Agência Brasil

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.