Proibição de armas de brinquedo pode ser ampliada

13/01/2006 - 14:01  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 6159/05, do deputado Carlos Nader (PL-RJ), que proíbe a fabricação e a importação de brinquedos que tenham semelhança com armas de fogo e brancas ou que possam estimular a violência.
O Estatuto do Desarmamento (Lei 10826/03) já proíbe a fabricação, a venda e a importação de brinquedos, réplicas e simulacros de armas de fogo. A lei faz exceção para réplicas destinadas a instrução, a adestramento ou coleção de usuário autorizado, em condições fixadas pelo Exército.
Para o autor da proposta, as armas de brinquedo criam uma cultura de violência desde a infância. O parlamentar afirma ainda que, embora não possam ferir ou matar, as armas de brinquedo, quando utilizadas por criminosos, deixam as vítimas vulneráveis como se a ameaça fosse feita com uma arma verdadeira.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo nas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Seguridade aprova proibição de armas de brinquedo

Da Redação/PT

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6159/2005

Íntegra da proposta