Comissão rejeita contratação de nutricionista em varejo de alimento

03/11/2009 - 20:21  

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio rejeitou na quarta-feira (28) o Projeto de Lei 5599/09, do deputado Roberto Alves (PTB-SP), que obriga supermercados e varejo de alimentos com mais de dez empregados a contratar pelo menos um nutricionista.

Para o relator, deputado Guilherme Campos (DEM-SP), a medida não faz sentido porque os comerciantes de alimentos não participam de sua fabricação. "No setor supermercadista, e no próprio varejo de alimentos, a atividade básica é a venda de produtos, não existindo nenhum sentido impor-se a contratação de nutricionistas para fazer atendimento aos consumidores ou controle dos alimentos", sustenta.

Guilherme Campos acrescenta que a atividade de nutricionista deve ser exigida na indústria. E, segundo ele, "lá, com a mais absoluta certeza, estão todos os profissionais habilitados para a produção de alimentos e composição de fórmulas".

Tramitação
A proposta foi enviada para as comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, será analisada pelo plenário.

Notícias relacionadas:
Câmara aprova projeto que define atividades privativas dos médicos
Projeto obriga escolas públicas a contratarem nutricionistas

Reportagem - Maria Neves
Edição - Patricia Roedel

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5599/2009

Íntegra da proposta