Economia

CCJ inclui serviços nas atribuições da Comissão de Desenvolvimento Econômico

22/05/2015 - 15:37  

Viola Jr./Câmara dos Deputados
Laercio Oliveira
Laércio Oliveira: setor de serviços corresponde a 67% do Produto Interno Bruto, e, entre as 500 maiores empresas do Brasil, 242 são de serviços.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou, na quarta-feira (20), o Projeto de Resolução 241/14, do deputado Laércio Oliveira (SDD-SE), que insere o setor de serviços entre as atribuições da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados, que passa a se chamar Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços.

Oliveira ressalta a importância do setor, que ainda não é representado nominalmente em nenhuma comissão da Câmara. “Os números demonstram que a expansão da economia brasileira depende diretamente do crescimento deste setor. Sua atuação tem relevância estratégica na geração de emprego no mercado de trabalho e disseminação de renda, contribuindo sobremaneira ao desenvolvimento do nosso País”, disse.

O autor cita dados do IBGE, consolidados em 2013, quando o setor de serviços foi responsável por 49,8% dos 1,141 milhão dos postos de trabalho criados nesse ano, seguido pelo comércio (30,0%) e pela construção civil (10,8%). O setor de serviços corresponde a 67% do Produto Interno Bruto (PIB), e entre as 500 maiores empresas do Brasil, 242 são de serviços.

O relator da proposta, deputado Lucas Vergilio (SD-GO), concordou com os argumentos de Oliveira, e recomendou a aprovação da proposta.

Tramitação
A proposta deve ser votada em Plenário antes de ser efetivada.

Reportagem - Marcello Larcher
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PRC 241/2014

Íntegra da proposta