Educação, cultura e esportes

Atleta afirma ter visto exploração sexual no futebol feminino

Declaração foi dada durante audiência pública promovida pela Secretaria da Mulher

16/09/2015 - 20:09  

Lucio Bernardo Junior / Câmara dos Deputados
Pauta Feminina debate o tema “A Exploração Sexual de Mulheres em Grandes Eventos Esportivos”. Assessora da Secretária Nacional de Segurança Pública, Beatriz Cruz
Beatriz Cruz, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, disse que o governo vem trabalhando para combater os crimes contra as mulheres

O tema "A exploração sexual de mulheres em grandes eventos esportivos" movimentou a audiência pública organizada pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (16) no auditório Freitas Nobre.

Para a deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), coordenadora adjunta da Secretaria da Mulher, o tema pode ser interpretado como pequeno ou irrelevante, mas é de extrema importância para a sociedade. "Esta é mais uma audiência que busca despertar, pedir para que as pessoas façam denúncias quando souberem de uma criança, adolescente ou adulto que esteja sendo vítima de violência e exploração sexual", completou.

"Eu vi meninas [no futebol feminino] sendo exploradas sexualmente por presidentes de clubes de futebol, técnicos e preparadores físicos em troca de uma promessa de indicação para a seleção brasileira, ou por uma promessa de cesta básica", afirmou a nadadora Rebeca Gusmão em um dos momentos mais marcantes da audiência. Rebeca também praticou futebol após deixar a natação.

Beatriz Cruz, assessora da Secretaria Nacional de Segurança Pública, afirmou que o governo vem trabalhando para combater os crimes contra a mulher: "O Ministério da Justiça tem capacitado os profissionais de segurança pública dos estados, assim como tem feito com os profissionais que atuam nas fronteiras, para atuar no enfrentamento do tráfico de mulheres".

A deputada Carmen Zanotto ressaltou a importância do debate sobre o tema: "É uma pauta que precisa ser mantida pela Secretaria da Mulher".

Reportagem – Vinícius Cassela
Edição – João Pitella Junior

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.