Educação, cultura e esportes

Comissão discutirá recepção de estrangeiros na Copa e nas Olimpíadas

23/03/2012 - 17:04  

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional vai realizar audiência pública para debater as ações que serão adotadas referentes à recepção de estrangeiros no País durante a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Serão convidados os superintendentes da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Antônio Evaldo Sales; e de segurança aeroportuária da Infraero, Washington Santana da Silva; e a representante do Departamento de Estrangeiros do Ministério da Justiça, Izaura Maria Soares Miranda.

A iniciativa do debate, ainda sem data marcada, é da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF).

Deslocamentos
Segundo o Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, 600 mil estrangeiros virão ao País para a Copa de 2014. Ainda de acordo com o departamento, 1,1 milhão de brasileiros viajarão pelo País ao longo do torneio. No total, a Copa do Mundo deverá ser responsável por 5,9 milhões de deslocamentos.

A Embratur estima que durante as Olimpíadas, o número de turistas estrangeiros no Brasil seja de 10% a 15% superior ao que será registrado em 2015. Segundo o site Brasilturis, informativo da indústria turística brasileira, o evento no Rio de Janeiro deve atrair 400 mil turistas só no período de realização dos jogos.

O projeto da Lei Geral da Copa de 2014 (PL 2330/11, do Executivo) facilita a entrada de estrangeiros no País no período das competições. Conforme a proposta, até 31 de dezembro de 2014, serão concedidos, sem qualquer restrição quanto à nacionalidade, raça ou credo, vistos de entrada para todos que possuam ingressos ou confirmação de aquisição de ingressos válidos para qualquer evento e todos que demonstrem seu envolvimento oficial com os eventos, entre eles pessoas a serviço da Fifa e de seus parceiros comerciais e representantes da imprensa.

Da Redação/RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2330/2011

Íntegra da proposta