Educação, cultura e esportes

Comissão protesta contra alteração do nome do estádio Mané Garrincha

30/11/2011 - 19:55  

Divulgação - Agência Brasil
Obras do Estádio Mané Garrincha
As obras do estádio foram vistoriadas pelo TCDF neste mês.

A Comissão de Turismo e Desporto da Câmara enviou nesta quarta-feira moção ao governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PCdoB), protestando contra a alteração do nome do Estádio Mané Garrincha para Estádio Nacional de Brasília.

Inaugurado em 1974, o estádio homenageou Manuel Francisco dos Santos, o Mané Garrincha, ídolo do Botafogo, bicampeão do mundo pela seleção brasileira nas Copas de 1958 e 1962 e considerado um dos melhores jogadores da história do futebol mundial. Esse espaço, no entanto, foi demolido no ano passado para dar lugar a um dos principais palcos da Copa das Confederações, em 2013, e da Copa do Mundo, em 2014.

Para o presidente da Comissão de Turismo e Desporto, deputado Jonas Donizette (PSB-SP), a mudança é um desrespeito à memória de Garrincha. "Pior do que não fazer a homenagem é fazer e depois retirar. Garrincha foi um grande atleta e um jogador de futebol querido pelo povo e ajudou o Brasil a conquistar copas do mundo. Então, tirar o nome de um atleta desses do estádio é um desacato. Há um repúdio do povo de Brasília e, por que não dizer, do povo do Brasil pela retirada do nome do Mané Garrincha", destacou.

A sugestão da comissão é que o nome seja Estádio Nacional Mané Garrincha. “Entendemos que seria uma forma de contemplar as intenções do GDF sem, com isso, desfazer a honrosa e merecida homenagem a um dos atletas mais queridos do povo brasileiro, respeitando as nossas mais caras tradições da história futebolística e a nossa memória nacional”, disse Donizette.

A Secretaria de Comunicação do governo do DF enviou nota para informar que a intenção é manter o nome oficial de Estádio Nacional de Brasília, a fim de representar e identificar a capital federal no Brasil e no mundo. Outro argumento é o de que Garrincha será sempre lembrado pelos brasilienses e homenageado dentro do estádio com um museu, uma ala especial e uma estátua do ex-jogador.

Valor das obras
O estádio será a principal arena de Brasília e vai abrigar a abertura da Copa das Confederações da Fifa em 2013. Terá capacidade para 70 mil pessoas e vai abrigar sete jogos da Copa 2014, o mesmo número de partidas do estádio Maracanã, no Rio de Janeiro.

Suas obras estão orçadas em R$ 671 milhões e, até o momento, já foram gastos R$ 180 milhões, segundo dados do Tribunal de Contas do DF, que vistoriou a construção no último dia 19 de novembro.

As obras tiveram início em agosto de 2010 e, segundo o secretário-executivo do Comitê Brasília 2014, Manuel Monteiro, o estádio será inaugurado no dia 31 de dezembro de 2012, às 11 horas, provavelmente com um jogo da seleção brasileira com uma equipe sul-americana.

* Matéria atualizada no dia 1/12, às 21h42

Reportagem – José Carlos Oliveira/Rádio Câmara
Edição – Marcos Rossi
Com informações da Comissão de Turismo e Desporto

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.