Educação, cultura e esportes

A arte no tratamento de doenças mentais é tema de audiência hoje

29/11/2017 - 08:56  

A Comissão de Cultura vai discutir nesta tarde a importância das artes nos tratamentos de transtornos mentais. Os deputados também vão homenagear o Museu de Imagens do Inconsciente.

Em 1952, a psiquiatra Nise da Silveira fundou o Museu de Imagens do Inconsciente e apresentou novas possibilidades para o tratamento de pacientes até então submetidos a eletrochoques.

“Para Nise, a pintura e a modelagem tinham em si qualidades terapêuticas, já que davam forma a emoções tumultuosas, despotencializando-as, e objetivando forças autocurativas que fossem em direção à realidade”, explica a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), que sugeriu a realização do encontro.

Foram convidados para discutir o assunto a vice-presidente e o secretário-geral da Sociedade de Amigos do Museu de Imagens do Inconsciente, respectivamente, Maria de Lourdes Peluso e Eurípedes Gomes Júnior.

A audiência será realizada no plenário 10, logo após a reunião do ordinária marcada para as 14h30. O debate poderá ser acompanhado ao vivo pelo WebCamara.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Mais conteúdo sobre