Educação, cultura e esportes

Ministro da Educação participa de audiência interativa sobre reforma do ensino médio

Câmara estreia nova versão de salas interativas para audiências públicas das comissões, com objetivo de estimular a participação da sociedade nos debates

23/11/2016 - 08:44   •   Atualizado em 22/11/2016 - 20:11

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realiza hoje audiência pública para debater a reforma do ensino médio com o ministro da Educação, Mendonça Filho. O debate terá início às 11 horas e inaugura a fase de testes oficiais de uma nova versão da ferramenta para acompanhamento interativo das audiências públicas (audiencias.labhackercd.net).

O objetivo do novo serviço implementado pelo Departamento de Comissões (Decom) da Câmara, em parceria com a Diretoria Geral (Laboratório Hacker), é estimular a participação da sociedade no debate de temas legislativos importantes para o país.

As pessoas interessadas na reforma do ensino médio (Medida Provisória 746/16) poderão acessar a plataforma para encaminhar dúvidas ao ministro da Educação ou aos demais parlamentares presentes na audiência, enquanto acompanham o vídeo de todo o debate. Também é possível discutir o assunto com os outros internautas em um espaço para troca de mensagens.

A grande novidade é o ranqueamento de perguntas, que serão enviadas à comissão para resposta dos convidados, após apoiamento mínimo dos cidadãos, o que facilitará a moderação do debate.

A audiência, proposta pelos deputados Angelim (PT-AC) e Maria do Rosário (PT-RS), será realizada no plenário 10.

Mapa do Ensino Superior
Antes da participação do ministro, a partir das 9h30, a Comissão de Educação recebe o diretor-executivo do Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), Rodrigo Capelato. O Mapa do Ensino Superior traz um panorama da educação superior do País, abrangendo todos os estados brasileiros e suas respectivas mesorregiões, através de um conjunto de análises comparativas. A publicação oferece um apanhado do setor ao longo dos últimos 14 anos.

Da Redação - RM

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta