Educação, cultura e esportes

Presença de Feliciano causa tumulto na Comissão de Cultura

24/05/2016 - 16:45  

Assista a seguir

A presença do deputado Pr. Marco Feliciano (PSC-SP) causou tumulto, há pouco, na audiência pública da Comissão de Cultura da Câmara que discute a extinção e a posterior recriação do Ministério da Cultura no governo interino de Michel Temer.

Diante de uma plateia lotada de artistas e trabalhadores da cultura, Feliciano entrou no Plenário sob os gritos de “golpista”, “fascista” e muitas vaias. A segurança foi reforçada em torno do deputado.

Diante da confusão, a representante do Movimento Ocupa MinC Brasil, Marina Brito, só conseguiu concluir o seu pronunciamento em coro com a plateia.

Ela reafirmou a manutenção da ocupação de órgãos públicos da cultura em todos os estados do País, disse que o movimento exige a proteção da "diversidade cultural" e leu a carta do movimento em que afirma que “democracia é inegociável” e, por isso, o movimento não admite negociar nem dialogar com o governo Temer.

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) acrescentou: “Feliciano, você não combina com cultura”.

Feliciano insistiu em discursar, mas o presidente da Comissão de Cultura, deputado Chico D'Angelo (PT-RJ), afirmou que será respeitada a lista de inscrições de pronunciamentos, na qual Feliciano aparece na última posição. A plateia já anunciou que deixará o plenário durante o pronunciamento do deputado paulista.

A reunião ocorre no Plenário 12.

Mais informações a seguir.

Reportagem - José Carlos Oliveira
Edição - Luciana Cesar

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.