Educação, cultura e esportes

Proposta cria programa de assistência psicopedagógica na rede pública

11/12/2014 - 10:31  

Alexandra Martins/Câmara dos Deputados
Lucio Vieira Lima
Lima: psicopedagogo deve sensibilizar o aluno para a construção do conhecimento

Proposta em análise na Câmara cria um programa de assistência psicopedagógica em todas as escolas da rede pública. Segundo o autor, deputado Lucio Vieira Lima (PMDB-BA), entre os objetivos estão diagnosticar e prevenir problemas de aprendizado, combater a violência nas escolas e incentivar o exercício da cidadania nessas instituições.

A medida, que está prevista no Projeto de Lei 7646/14, estabelece que a assistência deverá ser prestada nas dependências escolas por psicopedagogos da rede pública, durante o período escolar, com atendimento em grupos de até quatro alunos.

O autor explica que uma das grandes preocupações no dia a dia das escolas da rede pública são a aprendizagem e o fracasso escolar. Para Lima, embora questões como metodologia, currículo, qualificação profissional ou a própria questão social sejam apontados como possíveis causas para o problema, a culpa ainda é atribuída os alunos.

“O papel do psicopedagogo é atuar com aluno de forma a sensibilizá-lo para a construção do conhecimento, respeitando seus desejos e necessidades, com o acompanhamento do professor”, sustenta.

Tramitação
O projeto será analisado conclusivamente pelas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 7646/2014

Íntegra da proposta